Trabalho sobre Doping no Esporte

O ‘doping’ é uma maneira ilegal que alguns atletas utilizam para aumentar seu rendimento em determinada modalidade esportiva. Muitos consideram falta de ética o uso de substâncias ilícitas, porém, o caso é bem mais abrangente. Produtos como os anabolizantes podem gerar sérias reações adversas, levando a pessoa até à morte.

Já na 2ª Guerra Mundial, as ‘bombas’, como popularmente são chamadas, eram injetadas nos soldados para que eles ganhassem mais força, resistência, e levassem vantagem nos combates.

A preocupação em banir o doping do esporte começou pra valer em 1960, ano em que os primeiros testes foram realizados. Nas competições de alguns esportes americanos, como beisebol e basquete, o uso de esteroides é uma realidade. O caso do atleta Bem Johnson, que participava de provas de velocidade, nas Olimpíadas de Seul, em 1988, caiu como uma bomba para todos os envolvidos no evento, tanto que ele foi expulso não só do torneio, mas também do país.

A ‘Volta da França’, prova mais tradicional do ciclismo mundial, é outra em que sempre os atletas são flagrados.  No futebol, a presença do doping também existe, porém, em menor escala. Ultimamente ganharam repercussão os casos de Maradona, pego durante a disputa da Copa de 1994, por uso de efedrina. Os atacantes Romário e Dodô são outros que receberam punições por uso de substâncias proibidas.

Nas competições oficiais de qualquer esporte o combate ao doping se tornou coisa séria, porém, os atletas amadores estão apelando para o consumo de produtos que prometem milagres, entretanto, em longo prazo, prejudicam a saúde. Basta uma simples visita a qualquer academia de musculação para perceber que o uso de anabolizantes é descarado, chega a ser comemorado pelos usuários.

A fiscalização nesses ambientes é o único remédio capaz de diminuir o consumo dessas drogas, além de uma educação feita por profissionais sérios, como treinadores e médicos, para que o perigo em usar esteroides seja claramente entendido pelos competidores como algo que faz mal.

Anúncios

Sobre Guilherme Derrico

Jornalista, músico e viciado em esportes. Sejam todos bem-vindos ao mundo de Derrico. Um abraço!
Esse post foi publicado em Pós-Graduação. Bookmark o link permanente.

3 respostas para Trabalho sobre Doping no Esporte

  1. welix disse:

    valeu me ajudou muito no meu trabalho de ed.fisica

  2. brigado me ajudou muito no trabalho de ed.fisica brigado ai

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s