Troque a gordura por músculos

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Quem está de dieta não quer só exterminar as gordurinhas. Cada vez mais, homens e mulheres estão em busca de um corpo definido e com músculos, porém, para atingir esse resultado, é necessário seguir uma rotina de exercícios físicos e uma alimentação equilibrada.

De acordo com o Dr. João Pinheiro (CRM-SP 74.184), clínico geral e fisiologista do exercício, substituir a gordura por massa magra é um trabalho lento. “O processo de definição muscular e ganho de massa magra é extremamente complexo. É importante o acompanhamento de um profissional da área de fisiologia e de um nutricionista. Somente esses profissionais podem indicar qual é a melhor dieta e os exercícios ideais para trabalhar em conjunto e ganhar músculos”, explica Pinheiro.

Os músculos são responsáveis por todos os movimentos do corpo e trabalham durante todo o dia. Para mantê-los em forma, não basta só praticar exercícios e cuidar da alimentação, é preciso entender como funciona o processo de ganho de massa magra e perda de gordura. “O ganho de massa magra consiste no processo anabólico, que acontece sempre que as moléculas se reconstroem a partir de outras. Enquanto que a eliminação de gordura ocorre de um processo catabólico, ou seja, quando o organismo está sem energia ele destrói o seu próprio tecido, proporcionando a liberação de aminoácidos e glicose, que serão convertidos em energia. Apesar de serem processos distintos, existem algumas formas de atingi-los. É importante fazer exercícios físicos e se alimentar de muitos nutrientes para conseguir eliminar a gordura e ganhar músculos”, afirma o especialista.

É possível transformar gordura em músculo?

O fisiologista alerta que o músculo e a gordura são tecidos totalmente diferentes, ou seja, ainda não é possível transformar um no outro. “Quando você perde peso por meio de uma dieta ou exercício físico, ocorre a diminuição do tamanho da célula de gordura, e não a diminuição de sua quantidade, pois a gordura continua no mesmo lugar, mesmo depois de ter emagrecido”, revela.

A partir dos 30 anos de idade é natural perder massa muscular, fazendo com que o metabolismo caia cerca de 3% com o passar dos anos, resultando nos pneuzinhos que aparecem onde antes havia músculos firmes e tonificados. O segredo para destruir os depósitos de gordura está nos exercícios, principalmente os que utilizam pesos, como a musculação. “Quando a pessoa faz exercícios para perder peso, ocorre um aumento da massa muscular que possibilita uma diminuição de gordura ao redor do músculo, melhorando a aparência e tonificando os músculos”, diz o fisiologista.

Combinar alimentação com exercícios é o ideal

Para perder uma quantidade relativamente grande de gordura corporal é importante associar uma dieta hipocalórica com uma série de exercícios aeróbicos e musculação. “A combinação dos exercícios aeróbicos com os localizados, somados a uma boa alimentação, é o primeiro passo para quem deseja se livrar da gordura. Os exercícios aeróbicos irão queimar a gordura, enquanto os localizados irão tornear os músculos. A alimentação adequada irá garantir que você alcance o resultado desejado”, aconselha o Dr. Pinheiro.

Alerta: Gorduras X Ovários Policísticos

As mulheres que desejam se livrar da gordura e ganhar músculos devem ficar atentas às alterações hormonais, pois elas podem favorecer o acúmulo de gordura. “As mulheres que são portadoras de ovários policísticos, bigode chinês (Hirsutismo), excesso de pelos ou acne, tem mais facilidade na formação de gordura do que as outras mulheres. Nesses casos, a insulina é geralmente alta no sangue , ou seja, forma gordura facilmente. Consulte o médico para controlar essas alterações hormonais e não deixe de praticar exercícios físicos e se alimentar adequadamente”, garante o médico.

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Sobre Guilherme Derrico

Jornalista, músico e viciado em esportes. Sejam todos bem-vindos ao mundo de Derrico. Um abraço!
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