Frutas cítricas garantem benefícios à saúde, mas não combatem doenças

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É só a temperatura mudar e os riscos de ficar gripado aumentam. Além de um espirro atrás do outro, a gripe pode vir acompanhada de febre alta, calafrio, dor de cabeça, coriza, tosse, dor de garganta, cansaço, dor no corpo e sensação de mal estar. Mas, para afastar esse mal, é possível contar com a ajuda de algumas frutas cítricas, que protegem o sistema imunológico e reduzem os problemas de saúde.

Segundo a Dra. Anna Bordini (CRM-SP 111.280), médica ginecologista e obstetra com prática em oxidologia, as frutas cítricas são ricas em vitaminas C e podem proteger o sistema imunológico, mas não agem no combate de doenças. “A vitamina C presente nas frutas cítricas tem uma participação importante no sistema imunológico, já que fortalece os glóbulos brancos, responsáveis por combater agentes infecciosos. Entretanto, o nutriente não tem capacidade de prevenir infecções como a gripe”, explica Anna.

Se por um lado a vitamina C não ajuda a evitar a gripe, por outro, pode ajudar a reduzir a duração dos sintomas. “Para amenizar os sintomas da gripe é recomendado a ingestão de 250 mg de vitamina C diariamente. Consumindo essa vitamina a pessoa tende a se recuperar mais rápido”, afirma a médica.

Benefícios das frutas cítricas com vitamina C

Se for consumida na quantidade certa, a vitamina C pode oferecer diversos benefícios à saúde:

-Protege contra o envelhecimento das células;

-Ajuda a reduzir o risco de certos tipos de câncer, ataques do coração, doenças pulmonares e derrames cerebrais;

– Fortalece o sistema imunológico, prevenindo infecções como gripes;

Entre as frutas cítricas que são boas fontes de vitamina C destacam-se a laranja, o limão, tangerina, acerola, maracujá e o kiwi.  Porém, para que essas frutas protejam o organismo, é preciso ficar atento à maneira como elas são conservadas e preparadas. “Não se deve colocá-las no refrigerador e os sucos devem ser feitos e consumidos na hora”, alerta Bordini

Xô, gripe: Como prevenir?

Alguns hábitos no dia a dia podem afastar o risco de contaminação pelo vírus da gripe. “Se alimentar de forma saudável, consumindo todos os dias verduras, legumes e frutas; dormir bem, em média 8 horas por dia; manter a higiene, como limpar as mãos com álcool ou com água e sabão; e evitar ambientes fechados, pode prevenir a infecção”, avisa a especialista.

Entretanto, se mesmo seguindo esses hábitos a pessoa contrair a gripe, é importante beber bastante líquido, inclusive suco de laranja, e procurar um médico para tratar a doença.

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Sobre Guilherme Derrico

Jornalista, músico e viciado em esportes. Sejam todos bem-vindos ao mundo de Derrico. Um abraço!
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