Pílulas da beleza: descubra os prós e contras dos nutricosméticos

pilula

Os nutricosméticos são cápsulas que prometem nutrir o organismo e combater os radicais livres, ou seja, retardar o envelhecimento cutâneo, proporcionando uma pele jovem e bonita. Além disso, essas pílulas da beleza melhoram a firmeza da pele, atenuam rugas, reduzem a vermelhidão e ação nociva causada pela exposição solar, diminuem os sintomas da caspa, aliviam o aspecto da celulite e até fortalecem unhas e cabelos. “Essas cápsulas são produzidas a partir de alimentos funcionais ou suplementos alimentares, concentrando vitaminas, sais minerais e outras substâncias essenciais à saúde do organismo”, explica a dermatologista Miriam Sabino (CRM-SP-107351).

Para manter a pele livre de doenças e prevenir o envelhecimento é necessário seguir uma alimentação equilibrada. As vitaminas e os minerais encontrados nos alimentos ajudam a combater os radicais livres, moléculas que degeneram as células saudáveis do organismo. Porém, com a correria diária, consumir a quantidade certa desses nutrientes pode ser difícil.

Pensando nisso, a indústria da beleza investiu na criação de nutricosméticos compostos de vitaminas, minerais, aminoácidos, ácidos graxos e proteínas, que abastecem o organismo e amenizam problemas como rugas, flacidez, unhas fracas e queda de cabelo. “Este tipo de produto estimula a produção de colágeno e de elastina, favorecendo a diminuição de rugas e garantindo mais sustentação e elasticidade à pele”, destaca a dermatologista.

De acordo com a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA), os nutricosméticos entram na categoria de alimentos funcionais, por produzirem efeitos metabólicos ou fisiológicos ao organismo. É recomendado consultar um médico antes de consumi-los para evitar efeitos colaterais, já que cada um tem concentração específica de um determinado componente. “Quando as pílulas são consumidas em excesso podem ocorrer erupções cutâneas ou aumento de peso. Por isso, é importante consultar um dermatologista para evitar um efeito inverso”, esclarece Miriam.

Nutricosméticos não substituem cremes e tratamentos estéticos

As pílulas podem fazer parte da rotina de beleza, porém, não devem ser uma alternativa de tratamento para problemas estéticos. Afinal, os nutricosmésticos não realizam milagres. Você pode aliar a pílula com a alimentação, os exercícios físicos e a hidratação para manter a pele mais bonita. “O ideal é ingerir essas cápsulas por três meses, para o organismo se adaptar com os nutrientes. Geralmente, é possível notar seus benefícios após 60 dias de uso”, esclarece a dermatologista.

Reduz rugas, manchas, flacidez e fortalece unhas e cabelo

A dermatologista Miriam Sabino revela prós e contras de consumir a pílula da beleza, que promete resultados surpreendentes em pouco tempo:

Prós

• Não existe tempo determinado para o uso dos suplementos;

• Os efeitos são progressivos, surgindo desde o primeiro mês, sendo mais visíveis a partir do terceiro mês de uso;

• Os suplementos podem trazer na fórmula: vitaminas, minerais, óleos essênciais, aminoácidos e substâncias antioxidantes;

• Cabelos com fios finos e sem brilho, que demoram a crescer, podem ser restaurados com as cápsulas que contêm vitamina H, ômega 3 e licopeno;

• Os nutricosméticos têm ativos que reforçam as defesas e aumentam a produção de melanina, diminuindo a sensibilidade da pele e prolongando o bronzeado;

• Combate a gordura localizada e reduz celulite;

• Só devem ser consumidos com prescrição médica.

Contras

• Cada produto possui concentrações diferentes de determinados componentes, podendo causar efeitos colaterais variados;

• Pessoas alérgicas a algum componente da fórmula não devem consumi-los;

• Gestantes e mulheres em período de amamentação devem ter cuidado redobrado e não dispensar orientação e acompanhamento médico;

• Cada organismo poderá responder de forma diferente ao uso, dependendo de muitos fatores, como a realização de atividade física, alimentação e peso corporal.

Quando consumir as pílulas?

Se você decidiu incluir estes produtos à sua rotina para garantir uma pele jovem e bonita, não deixe de consultar um médico antes de comprar o produto. “Os nutricosméticos são vendidos em farmácias e podem ser manipulados. Antes de consumir, converse com seu médico para que ele indique a quantidade e a formulação ideal para lhe trazer benefícios”, finaliza Sabino.

Anúncios

Sobre Guilherme Derrico

Jornalista, músico e viciado em esportes. Sejam todos bem-vindos ao mundo de Derrico. Um abraço!
Esse post foi publicado em Reportagens, Saúde. Bookmark o link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s