Vitaminas: essenciais para o bom funcionamento do organismo

vitaminas-conheca-mais-sobre-elas-1-77

A vitamina A é necessária para manter a pele, a vista, e o sistema imunológico saudáveis. Enquanto a vitamina E previne os danos dos radicais livres e ajuda a fortalecer as células, a vitamina C auxilia no crescimento saudável das células de ossos, dentes, gengiva, ligamentos e vasos sanguíneos.  Juntos, os dois tipos de vitaminas promovem diversos benefícios para o corpo, pele e cabelo, além de manter o funcionamento do organismo em ordem.

Segundo o nutrólogo André Veinert, as vitaminas são um grupo de nutrientes orgânicos essenciais que não são sintetizados pelo organismo, necessários em pequenas quantidades para o desenvolvimento e manutenção da vida. Por isso, devem ser ingeridas diariamente em porções adequadas. “A quantidade a ser ingerida pode variar conforme idade, sexo, estado de saúde e atividade física da pessoa. Em gestantes, lactantes e pessoas com saúde debilitada, as doses devem ser aumentadas e reforçadas”, explica Veinert.

As vitaminas são classificadas de acordo com as substâncias que as dissolvem. “As dos tipos A, D, E e K são lipossolúveis, ou seja, são solúveis em gordura. Já a vitamina C e as do complexo B (1, 2, 3, 5, 6, 7, 9 e 12) são hidrossolúveis (solúveis em água). Elas são excretadas pelos rins e podem ser consumidas diariamente.

Benefícios das vitaminas

As vitaminas são essências na transformação de energia. Mesmo que não sejam fontes, agem em diferentes sistemas e auxiliam nas respostas imunológicas do organismo, protegendo-o. Com essas características, elas melhoram a pele, a oxigenação das células, auxiliam no funcionamento do metabolismo e ajudam nos processos de cura e rejuvenescimento. O nutrólogo alerta para a carência de vitaminas no organismo, chamada hipovitaminose ou avitaminose, responsável pelo aparecimento de doenças. “A falta de vitaminas pode ser causada pela ingestão de uma alimentação pobre nutricionalmente, pouco variada, que podem levar ao desenvolvimento algumas doenças graves”, afirma.

Para o organismo não sofrer nenhuma carência de vitaminas, é recomendado fazer uso diário de alimentos como frutas, legumes, verduras, carnes, ovo, leite, grãos. Mas, lembre-se que o consumo abusivo também torna-se um perigo a saúde, pois pode ocorrer a hipervitaminose, que leva a uma intoxicação (excesso de vitamina no corpo). “Procure sempre a orientação de especialistas para não cometer nenhum erro que possa comprometer sua saúde. Mantenha hábitos saudáveis e faça exercícios físicos, assim, você manterá todo o seu organismo e sua mente funcionando em perfeita sintonia”, aconselha o especialista.

Anúncios

Sobre Guilherme Derrico

Jornalista, músico e viciado em esportes. Sejam todos bem-vindos ao mundo de Derrico. Um abraço!
Esse post foi publicado em Reportagens, Saúde. Bookmark o link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s