O segredo dos remédios manipulados

pills-hands

Custo reduzido, medicação personalizada e doses exatas estão entre os principais benefícios do medicamento manipulado. Assim como os remédios prontos, as fórmulas manipuladas garantem sucesso nos tratamentos, além de possuir inúmeras outras vantagens que devem ser levadas em consideração na hora do médico prescrever a receita.

Segundo a farmacêutica e homeopata Dra. Adriana Márcia Gonçalves (CRF-42361-SP), a principal vantagem dos medicamentos manipulados é a adequação da dose, de acordo com as necessidades individuais. “O medicamento é feito de acordo com a prescrição do seu médico, que atende perfeitamente a necessidade do organismo do paciente. Além disso, a dose certa aumenta a eficácia do medicamento e do tratamento”, explica Adriana.

Os remédios manipulados são confiáveis devido à possibilidade de serem prescritos na quantidade exata do tratamento, e o rótulo personalizado pode evitar trocas de medicamentos, além de permitir que o paciente escolha o formato do manipulado. Apesar disso, muitos pacientes têm dúvidas sobre a diferença entre os medicamentos convencionais e os manipulados.

“Ambos são eficazes nos tratamentos, a diferença está na personalização. A manipulação pode associar vários princípios ativos, concentrando numa única dose os efeitos que o paciente só encontraria com a ingestão de vários medicamentos. Outra característica dos manipulados é a economia, já que são prescritos na dose exata para o tratamento, evitando desperdícios”, afirma a farmacêutica.

Tipos de manipulação

Uma das vantagens da manipulação de remédios é a flexibilidade e suas formas variadas. Os meios de comercialização mais comuns são: Cápsulas (com ou sem corante), Creme, gel e pomada, Balas de colágeno, Sachês solúveis, Sabonetes, Shampoos, Xaropes, Comprimidos e Pastilhas efervecentes.

Atualmente, pode se manipular até mesmo chocolates com o princípio ativo desejado para adultos ou crianças que apresentem dificuldades na ingestão de medicamentos de qualquer natureza. Para os pacientes diabéticos, por exemplo, os medicamentos são manipulados sem açúcar.  “O paciente pode optar por manipulados em cápsulas incolores e prescrições líquidas sem corante”, diz a homeopata.

Cuidado com a automedicação

O remédio manipulado é feito sempre de acordo com uma receita médica e atende a um tempo determinado de tratamento. “É importante tomar os medicamentos no tempo certo e não se deve guardar os restos desses remédios e muito menos usar a mesma receita caso o problema volte. Procure novamente o seu médico para que ele possa prescrever outra”, alerta Adriana.

Orientações na hora de escolher um medicamento manipulado

Se você optou por fazer o seu tratamento com medicamentos manipulados, escolha uma farmácia de manipulação de sua confiança e fique atento aos seguintes detalhes:

• Ao receber o medicamento impresso no rótulo confira se condiz com a receita de seu médico;

• Aos componentes da fórmula para comprovar que você não tem hipersensibilidade (alergia) a algum deles;

• Se as doses das substâncias prescritas cabem na capacidade das cápsulas;

• Use medicamento manipulado somente em farmácia de manipulação especializada neste setor;

• Não altere sua formulação sem autorização do médico;

• Observe atentamente as instalações da farmácia de manipulação e suas condições higiênicas;

• Em caso de cremes, procure utilizar a espátula que acompanha o pote, pois existem determinados componentes que se oxidam caso o produto seja contaminado com as mãos;

• As farmácias seguem as boas práticas de Manipulação de preparações magistrais e oficiais para uso humano – RDC 67/07, determinadas pela Anvisa, o que assegura maior qualidade das substâncias utilizadas nos medicamentos.

Anúncios

Sobre Guilherme Derrico

Jornalista, músico e viciado em esportes. Sejam todos bem-vindos ao mundo de Derrico. Um abraço!
Esse post foi publicado em Reportagens, Saúde. Bookmark o link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s