10 erros que você não pode cometer na academia

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Engana-se quem pensa que para perder as gordurinhas o primeiro passo é matricular-se na academia e pronto. Antes de pegar pesado nos treinos você deve fazer um exame para avaliar a sua saúde. O check-up é uma segurança para quem vai começar a praticar esportes. Segundo o fisiologista e personal trainer Dr. Paulo Gelatti, além dos exames, é recomendável ter acompanhamento profissional. “Hoje ficou mais fácil aprender a se exercitar sozinho, basta acessar a internet ou assistir vídeos em casa que demonstram como malhar para perder a barriga ou ganhar massa muscular. Porém, exercitar-se sozinho, sem a orientação de um profissional, pode provocar sérias lesões”, explica.

Somente um profissional habilitado saberá orientar a postura e a forma correta de levantar um peso e executar um movimento sem danificar a coluna. “As pessoas que treinam sozinhas não têm conhecimento e na hora do exercício é fundamental saber como se movimentar para não sacrificar as articulações”, afirma Gelatti.

O profissional em educação física é o único habilitado a ministrar a prática dos exercícios. Além de ficar atento aos movimentos executados pelo aluno, ele vai orientar a respiração correta do movimento.

É hora de malhar!

Depois que você consultou com um fisiologista e fez todos os exames, como eletrocardiograma, teste ergométrico e exames de sangue, está liberado para ingressar na academia e começar a malhar. Mas, para você não cometer erros na hora do treino, o especialista revela o que não deve ser feito para evitar que o seu rendimento físico seja comprometido:

1 – Não entregar os exames: Esse é um erro muito comum. Muitos alunos enrolam para entregar os exames de avaliação física e outras acham chato ter que ir ao médico para iniciar a prática de exercícios físicos. “Concluir esses exames é uma garantia de que o paciente apresenta boas condições de saúde para começar a se exercitar e conseguir alcançar bons resultados”, diz o fisiologista.

2 – Esquecer-se do aquecimento: A vontade de malhar e ver logo o resultado é tão grande que alguns partem direto para os treinos sem fazer o aquecimento. “Se você começa a se exercitar depressa demais, estará trabalhando com déficit de oxigênio, o que diminui o rendimento do exercício”, alerta. É importante se aquecer para preparar as articulações para o estímulo mais forte que virá a seguir. “O aquecimento diminui o recrutamento de unidades motoras para manutenção da carga, ou seja, aumenta a força na musculação, lembrando que deve ser feito a 40 % da frequência cardíaca máxima, que seria leve a moderado”, acrescenta Paulo.

3 – Ser o seu próprio Personal Trainer’: Muitas pessoas não têm paciência para esperar os resultados da malhação. E, com o objetivo de acelerar o processo, acabam treinando do jeito que querem e não como manda o professor. Adotar essa postura pode prejudicar o seu rendimento físico, além de gerar diversas lesões.

4 – Fechar a boca: Algumas pessoas que começam a malhar tendem a se alimentar muito pouco, o que pode prejudicar na hora de fazer os exercícios físicos. “Para quem malha é bom seguir uma dieta alimentar específica. Escolha os alimentos certos e mantenha uma dieta balanceada, rica em proteínas”, sugere.

5 – Não beber água: Beber água somente quando bate a sede pode prejudicar o seu rendimento e, consequentemente, os resultados.

6 – Jejum e malhação não combinam: Ainda sobre a sua alimentação, é um erro fazer jejum antes ou depois de malhar. A sua dieta deve ser saudável. É importante se alimentar a cada três horas.

7 – Horas malhando: O iniciante deve saber que quantidade e qualidade não são a mesma coisa. “O atleta deve ter a consciência que para alcançar resultados eficientes é preciso malhar com moderação”, alerta o especialista.

8 – Enganar a si próprio: Os preguiçosos que vão uma vez por semana na academia tendem a recuperar os outros dias malhando por muitas horas, o que está errado. Para realmente perder calorias estabeleça uma rotina de malhação.

9 – Não desista: Geralmente, a maioria das pessoas entra na academia com um objetivo e, logo nos primeiros resultados, se empolgam e param de malhar. Se você vai entrar numa rotina de treinos, tenha foco e tente conquistar suas metas.

10 – Mil abdominais para uma barriga perfeita: A última dica vale para as mulheres e também para os homens que fazem de tudo para ter uma barriga ‘sarada’.  Exagerar nos abdominais e fazer de qualquer jeito não deixará a sua barriga lisinha, mas apresentará uma dor nas costas irreversível. Portanto, na hora de fazer esse exercício, peça ajuda do seu treinador e respeite seus limites.

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Sobre Guilherme Derrico

Jornalista, músico e viciado em esportes. Sejam todos bem-vindos ao mundo de Derrico. Um abraço!
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