Exercícios físicos para recuperar a boa forma depois da gravidez

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Gravidez significa ganhar alguns quilinhos a mais, principalmente quando a barriga começa a crescer, e a mulher tende a ganhar peso gradativamente durante os nove meses de gestação. Mesmo seguindo uma alimentação equilibrada depois do nascimento do bebê, as mamães podem ter dificuldade em perder as medidas e o único jeito para se livrar de uma vez dos quilos extras será unir a alimentação com o exercício físico.

De acordo com o clínico geral e fisiologista do exercício João Pinheiro (CRM-SP 74.184), se a mulher já fazia atividade física durante a gravidez, as chances de ela retomar aos treinos mais rápido são maiores. “Após o parto normal, que tem recuperação rápida, a mulher pode voltar às atividades físicas em 15 dias, mas é importante que ela converse com o seu médico antes. Já para quem fez cesariana, a recuperação tende a ser mais lenta, o ideal é que espere até um mês depois da cirurgia para começar a fazer atividades físicas leves, que não forcem muito a musculatura abdominal”, explica.

Musculação, caminhadas leves a moderadas e alongamento de braços e pernas são as práticas mais recomendadas.  “Atividades aeróbicas e exercícios de alongamento, que tonifiquem a musculatura abdominal, são recomendáveis para trabalhar a barriga e evitar que ela fique flácida”, afirma Pinheiro.

Quanto tempo depois do parto a mãe pode voltar a malhar?

Com os devidos cuidados e exercícios físicos adequados, é possível adaptar a atividade física à nova rotina. Mas antes de iniciar qualquer prática, consulte o seu médico. “Após a liberação do médico, a mulher deve escolher uma atividade moderada para não atrapalhar a produção de leite. O ideal é praticar um exercício aeróbio leve, alongamento, fazer um fortalecimento para a região pélvica, tonificar os abdominais e realizar movimentos específicos para a reorganização postural”, aconselha.

O fisiologista revela quais exercícios que as mães podem fazer depois do parto:

De 15 a 20 dias: Nesse período a mulher ainda não pode fazer atividade física porque o bebê precisa da atenção da mãe. O que ela deve fazer para não ficar sentada no sofá com o bebê no colo é colocá-lo no carrinho e sair para passear na rua ou no parque.  “O ideal é caminhar por 20 minutos de três a cinco vezes por semana”, diz Pinheiro.

De 30 a 60 dias: Nessa fase, a mulher pode voltar a praticar alongamento, hidroginástica e exercícios físicos que trabalhem o abdômen.

De 60 a 90 dias: As atividades físicas moderadas estão liberadas. Você pode pedalar 20 minutos três vezes por semana, fazer ioga, natação e musculação com carga leve.

Três meses: Após o seu pequeno completar 90 dias você pode dedicar-se a aulas de pilates, power ioga, jump, localizada e até fazer musculação com carga pesada para fortalecer o abdômen e se livrar da flacidez.

Recupere a forma com segurança

João Pinheiro lista uma série re recomendações para ajudar as mamães a recuperarem a forma física:

– Exercite-se pelo menos três vezes por semana;

– Inicie devagar e avance gradualmente no programa, sempre com o acompanhamento de um profissional;

– Não prenda a respiração durante os exercícios;

– Retorne gradativamente a sua rotina de exercícios, um mês após o parto;

– Use roupas adequadas, que não apertem a barriga e outras que reforcem os seios;

– Em dias de sol quente, exercite-se em horários mais frescos;

– Beba muita água;

– Monitore o seu pulso, de acordo com a orientação do professor;

– Não deite sobre a sua barriga após os três primeiros meses;

– Não faça exercícios de alto impacto.

Seguindo essas dicas e mantendo uma alimentação equilibrada, a mulher pode recuperar a boa forma em poucos meses.

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Sobre Guilherme Derrico

Jornalista, músico e viciado em esportes. Sejam todos bem-vindos ao mundo de Derrico. Um abraço!
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