Filho adotivo: quando contar a verdade?

images

Assim como a gestação necessita de um planejamento, a vontade de adotar uma criança também. A adoção exige uma preparação da mulher e do homem para assumir o papel de pai e de mãe. Adotar é um ato de amor, coragem e responsabilidade, já que uma nova criança deve entrar na família e fazer parte dela para sempre. O casal deve se preparar para assumir essa nova fase, o que é essencial para que a criança se sinta bem-vinda.

“Quando a adoção é concretizada os pais devem agir com calma e muita paciência, já que ser mãe ou pai será sempre um aprendizado. O amor entre o filho e os pais tende a surgir naturalmente”, explica a psicóloga Josiane Cândido Porto de Melo.

Cada criança tem uma personalidade. Umas são carinhosas e adoram ter atenção, outras são mais independentes ou mais sérias. No começo é importante observar os sinais que ela lhe dá. “Procure pensar pelo ponto de vista do seu filho e mostre que você está ali para cuidar dele. Se ele te chamar, responda rápido, mesmo que seja ‘já estou indo’ para o pequeno entender que pode contar com você”, aconselha.

Como e quando contar sobre a adoção

Manter a adoção como segredo por toda vida é muito difícil e sofrido, especialmente para os pais. Além disso, existe sempre a possibilidade da criança ficar sabendo sem querer, por outras pessoas. “Quando a criança descobre que é adotada por outras pessoas ela se sente enganada e traída, de tal modo que perde a confiança nos pais”, ressalta.

Em alguns casos os pais evitam contar a verdade para o filho com medo de serem rejeitados e abandonados. Para a psicóloga, o ideal é que o assunto seja tratado quando as curiosidades infantis aparecem, pois, em geral, toda criança quer saber de sua origem, independentemente de ser uma situação de adoção ou não.

As informações podem ser passadas de forma verdadeira e natural, sem excessos de detalhes que comprometam emocionalmente a criança. “Toda criança tem o direito de saber da sua história. Os pais devem sempre ser os primeiros a conversar com a criança sobre o assunto. Fale de uma forma tranquila, segura e confiante”, sugere Josiane.

O momento certo de contar para a criança vai depender dos pais e também do entendimento do pequeno. Assim, a criança tende a crescer sem dúvidas sobre quem são seus pais ou porque foi adotada.

Se prepare para a chegada do seu filho

Alguns pais podem ficar nervosos com a chegada do filho adotivo, por isso, antes da criança conhecer o seu novo lar, os pais precisam preparar, com amor, carinho e muita logística a chegada da criança.

A psicóloga dá algumas dicas para os pais que estão nessa expectativa:

Prepare o quarto: É importante que, quando chegar à nova casa, a criança adotada tenha o seu próprio espaço, independentemente de isso significar que vai dormir num berço ou no quarto dos pais. “A criança precisa se sentir acolhida pelos pais, por isso, preparar o quarto ou um espaço para ela brincar, por exemplo, é importante para que se sinta bem-vinda”.

Apresentar a família: Como todos estarão muito ansiosos para conhecer o novo membro da família, também é importante que a criança conheça seus novos parentes. “O ideal é mostrar a fotografia de tio, tia, avó, avô e primos para que a criança possa familiarizar-se com os seus rostos e nomes”, destaca.

Uma nova rotina: Os pais devem se organizar para receber o filho adotivo e tirar alguns dias de folga para passar em casa com a criança, para que ela tenha ideia de como é a rotina da sua nova família, finaliza Josiane.

Anúncios

Sobre Guilherme Derrico

Jornalista, músico e viciado em esportes. Sejam todos bem-vindos ao mundo de Derrico. Um abraço!
Esse post foi publicado em Reportagens. Bookmark o link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s