Saiba a diferença entre emagrecer e perder peso

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Todo mundo já passou por isso alguma vez na vida: começou aquela prometida dieta na segunda-feira, se matriculou na academia, malhou, malhou, malhou, até que subiu na balança e… nada? Nenhum quilinho perdido? Pois é, ao contrário do que a maioria das pessoas pensam, nem toda dieta faz perder peso. Segundo o especialista em emagrecimento Dr. Sérgio Barrichello (CRM-111.301), a balança nem sempre fala a verdade.

“Emagrecer e perder peso não são a mesma coisa. Uma pessoa pode ver o peso diminuir na balança sem de fato emagrecer, assim como pode se perder medidas, sentir as roupas ficarem mais largas e o peso continuar o mesmo”, diz Barrichello. Isso acontece porque, ao perder peso, há apenas redução da massa corporal total e ao emagrecer se diminui o volume de gordura corporal, ou seja, a massa magra (músculos e ossos) se mantém ou aumenta. E como as fibras musculares pesam mais e ocupam menos espaço do que a gordura, a primeira diferença é a redução de medidas.

Qual é a forma mais saudável de emagrecer?

Sem dúvida, o mais saudável é perder gordura ao invés de apenas perder peso, já que a gordura em excesso representa um risco à saúde. Para isso, é essencial a prática de atividades físicas, como ginástica localizada ou musculação. E passar muitas horas sem comer, sem movimentar o corpo, também não é uma boa estratégia. Estudos provam que as pessoas que fazem apenas dieta têm 50% da redução do peso vinda da perda de massa muscular. “O ideal é mudar de alimentação, ao invés de parar de comer, e sempre fazer atividades aeróbicas e de resistência voltadas para o trabalho de fortalecimento muscular”, diz o especialista.

Como não perder massa muscular?

O caminho para aumentar a queima de gordura e não perder apenas massa muscular enquanto se faz dieta é trabalhar os músculos. A realização de exercícios de resistência, como musculação, além de queimar calorias, faz com que o indivíduo tenha um aumento significativo do metabolismo, ou seja, o paciente perde peso com muito mais facilidade. Apenas dessa forma a perda de peso pode ser sustentada a médio e longo prazo.

É bom, porém, ficar alerta para o excesso: exercício demais e pouca alimentação também faz mal. Barrichello afirma que muitas pessoas, na ânsia de emagrecer, passam longos períodos sem se alimentar ou mesmo começam a se privar de certos nutrientes que muitas vezes são fundamentais para o ganho de massa muscular e para perda de peso de maneira adequada. “A fonte de energia para o treinamento deve vir do alimento ou mesmo de uma suplementação com quantidades pré estabelecidas de carboidratos e proteínas. Caso o aspirante a atleta não tenha uma orientação nutricional e o acompanhamento médico adequado, o seu organismo passa a usar a massa muscular como fonte energética, prejudicando a performance do treinamento e aumentando a chance de lesões. Não adianta emagrecer e não se manter saudável”, avisa Barrichello.

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Sobre Guilherme Derrico

Jornalista, músico e viciado em esportes. Sejam todos bem-vindos ao mundo de Derrico. Um abraço!
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