O poder dos cremes antirrugas

images

No processo natural de envelhecimento, são elas a dar os primeiros sinais de que o tempo passa. Esses vincos que aparecem no rosto e pescoço surgem devido a uma flacidez da pele e músculos ou por uma expressão muito forte em certos locais, levando a uma dobra da pele. Segundo o dermatologista Anderson Bertolini (CRM- 107976), por ser um dos sinais do envelhecimento, é quase impossível evitá-las totalmente. ”As rugas decorrem da natural perda de elasticidade e tonicidade da pele que acompanha a idade. E ainda existem os fatores ambientais e de estilo de vida que podem acelerar seu desenvolvimento”, avisa Bertolini.

De certo que envelhecer faz parte da nossa história, mas alguns cuidados básicos podem suavizar seus efeitos. Assim, além dos cabelos brancos e linhas de expressão, as indesejadas rugas também podem ser atenuadas com uma vida saudável, proteção do sol e uma das armas preferidas das mulheres na guerra contra os efeitos do tempo: os cremes antirrugas. Mas até que ponto esses produtos realmente atenuam as rugas?

Bertolini diz que depende: se forem rugas de expressão, provocadas pela ação da musculatura, os cremes são pouco eficazes, pois eles não possuem a capacidade de penetração até a camada muscular. “Já nos casos de rugas estáticas, ou seja, resultantes do envelhecimento da pele, os cremes realmente podem atenuar as rugas, principalmente se estas estiverem na camada superficial, mas o uso disciplinado ao longo do tempo é muito importante para a eficácia do creme”’, explica o especialista.

É preciso também ficar alerta a enorme oferta produtos nas prateleiras. Para o creme ser considerado antirruga, ele deve ter algumas substâncias que previnem o aparecimento das marcas e que as tratam, como alfa-hidroxiácidos, ácido glicólico, por exemplo; antioxidantes, como ácido ferúlico, extrato de café, green tea e vitaminas C e E; peptídeos, como argireline e matrixyl; retinoides, como retinol e ácido retinoico; e tensores, como DMAE e tensine.

“Para fazer a escolha certa para o seu caso é preciso sempre consultar um dermatologista, pois é ele que irá avaliar primeiramente o tipo de pele e o grau de envelhecimento para prescrever o creme mais adequado. Até os 30 anos o uso do protetor solar diário é o melhor aliado para prevenir o envelhecimento da pele”, recomenda o médico.

Pele mais jovem: é possível?

Sim, os creme antirrugas também rejuvenescem, mas vale a pena lembrar que a avaliação do dermatologista é fundamental para avaliar o grau de profundidade das rugas, suas localizações, se há outros fatores associados como manchas, flacidez, vasinhos, etc. Anderson afirma que há casos em que apenas o creme  não será suficiente para promover o rejuvenescimento almejado. “Muitas vezes, optamos por combinar o uso dos antirrugas com outros procedimentos como peeling químico, aplicação de toxina botulínica e preenchimento com ácido hialurônico, para promover uma melhoria global da pele com intenso estímulo do colágeno”, conta.

A aplicação também é importante. Antes de tudo é necessário fazer uma limpeza da pele com o sabonete, de preferência neutro, e depois aplicar o creme em movimentos ascendentes, de baixo para cima; no pescoço, espalhe o creme desde a base até a altura do queixo; já no rosto, use quatro dedos da mão e passe na linha do queixo à orelha; em seguida, comece pela parte central do nariz e suba para o alto das maçãs e têmporas; finalize aplicando o produto na testa, sempre do centro em direção às extremidades. “Quando for usar ácidos, sempre recomendo iniciar a aplicação com uma quantidade menor e em noites alternadas para avaliar se ocorrerá irritação na pele”, orienta Bertolini.

Anúncios

Sobre Guilherme Derrico

Jornalista, músico e viciado em esportes. Sejam todos bem-vindos ao mundo de Derrico. Um abraço!
Esse post foi publicado em Reportagens. Bookmark o link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s