Micropigmentação da aréola melhora a qualidade de vida de pacientes com câncer de mama

images (1)

Uma em cada cinco mulheres com câncer de mama que se submetem a uma mastectomia perdem sua aréola e mamilo (complexo aréolo mamilar), segundo dados da Sociedade Brasileira de Mastologia. A restauração pode ser feita logo que o seio for reconstruído e sua cicatrização tenha ocorrido adequadamente. Este procedimento, chamado de micropigmentação, é um método invasivo que utiliza agulhas para infiltrar pigmento sob a pele, desenhando novo complexo aréolo mamilar, melhorando a aparência estética.

Mais do que um procedimento estético, a técnica também pode ser um auxiliar da medicina. Chamada de paramédica, é capaz de camuflar desde pequenas manchas acrômicas (sem cor), passando pelo vitiligo (já estacionado), marcas de cicatrizes cirúrgicas ou de acidente e alopecia. A aplicação mais famosa é a de restauração da aréola mamária. Embora existam diversos métodos estéticos que reconstroem a mama, muitos cirurgiões indicam a micropigmentação por ser mais eficaz e por oferecer menos traumas à paciente.

Segundo a micropigmentadora Vanessa Silveira, a maioria das mulheres que recorre à micropigmentação paramédica passou por uma mastectomia, procedimento cirúrgico que consiste na retirada total ou parcial da mama. Geralmente, essas mulheres já se submeteram à cirurgia de implante de próteses de silicone e recorrem a este método para obter a simetria da aréola mamária. “Os resultados pós-cirúrgicos tem como um dos principais objetivos promover a satisfação da paciente e fazê-la voltar a se sentir mais uma vez de bem consigo mesma”, diz Vanessa.

Após o procedimento cirúrgico a reconstrução da mama possibilita, além da recomposição da anatomia, a recuperação da autoestima, da feminilidade e a melhora da qualidade de vida das pacientes. Com a ajuda da micropigmentação é possível restaurar também a pigmentação da aréola mamária, contribuindo para a simetria dos seios. Vanessa explica que a técnica consiste na implantação de pigmentos na camada subepidérmica da pele através do auxílio de agulhas e de aparelho especializado. “A técnica é eficaz em seus resultados e produz uma uniformidade na cor dos seios, deixando-o mais similar possível ao seio existente. Tem durabilidade de aproximadamente dois anos, podendo ser prolongada por não sofrer influência dos raios solares, principal agente clareador no processo de despigmentação”, garante.

Com a micropigmentação é possível restaurar não só a pigmentação das aréolas e mamilos, como também, a simetria das mamas no caso de mulheres que se submeteram a cirurgia de Mamoplastia de Aumento (Prótese Mamária), Mastectomia (retirada da mama) e Mastopexia (plástica para levantar os seios).

Cuidados são essenciais

Por se tratar de um procedimento bem delicado, requisitar um profissional experiente nessa área é essencial para garantir bons resultados. A técnica também requer que alguns cuidados sejam levados em conta para uma recuperação eficaz, com o objetivo de favorecer a cicatrização natural. “Esse é um procedimento que trata uma região superficial e sensível, comportamentos como esfregar e coçar, nadar em mar ou piscina e banhos de água quente devem ser evitados”, alerta a especialista.

O aparelho utilizado na micropigmentação é o dermógrafo, e vale salientar que todos os acessórios utilizados nos procedimentos, tais como agulhas, batoques e ponteiras, são descartáveis. Os pigmentos são minerais a base de óxido de ferro e dióxido de titânio, considerados hipoalergênicos.

Anúncios

Sobre Guilherme Derrico

Jornalista, músico e viciado em esportes. Sejam todos bem-vindos ao mundo de Derrico. Um abraço!
Esse post foi publicado em Reportagens, Saúde. Bookmark o link permanente.

4 respostas para Micropigmentação da aréola melhora a qualidade de vida de pacientes com câncer de mama

  1. Pingback: Micropigmentação de Aréola | Sobrancelhas com linha

  2. Pingback: Reconstrução Mamária | Sobrancelhas com linha

  3. Pingback: Micropigmentação de Aréola – Micropigmentação Paramédica de Aréola

  4. Pingback: Micropigmentação paramédica para desenho de mamilo e aréola | Micropigmentação Paramédica de Aréola

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s