Rugas dinâmicas: acabe com as indesejadas marcas de expressão

images

Uma das maiores preocupações estéticas de homens e mulheres, as rugas nem sempre são causadas por uma perda de elasticidade da pele, que aparecem com o envelhecimento. As dinâmicas, chamadas de rugas de expressão, por exemplo, são provocadas pela contração muscular da mímica facial, ou seja, só aparecem quando há contração muscular, ao gesticular, expressar emoções ou pela pressão constante que sofre a pele por posições ao dormir, beber ou fumar.

Mais comuns na região periorbital, ao lado dos olhos (também conhecidas como ‘pés de galinha’), frontal (na testa) e perioral (região ao redor da boca, afetada pelas contrações musculares), o maior problema das rugas dinâmicas é que, fatalmente, levam, ao longo do tempo, à formação de vincos permanentes na pele. “Primeiro, se formam pequenas linhas, que acabam depois em rugas. A pele vai perdendo sua elasticidade natural, reduz sua capacidade de recuperar sua posição original e as linhas de expressão começam a notar-se mais”, explica a médica Silvia Takakuwa (CRM – 87464).

Rejuvenescer sem bisturi

Para disfarçar ou prevenir as linhas de expressão, a Toxina Botulínica tem sido uma das técnicas mais utilizadas. Atualmente, a sua aplicação é o procedimento não cirúrgico mais comumente realizado em vários países do mundo, pela sua eficácia, rapidez dos resultados e por ser menos invasiva. A aplicação do Botox, como é popularmente conhecido, é feita em grupos musculares específicos do rosto. Ela age nos receptores das terminações nervosas, bloqueando a ação da contração muscular. “E, além de amenizar as rugas dinâmicas, ainda previne o surgimento de novas rugas, tanto no rosto quando na região do pescoço, atenuando a flacidez muscular”, diz a especialista.

O tratamento consiste na aplicação de pequenas injeções em regiões determinadas da face, por meio de microagulhas, muito finas, trazendo uma paralisia controlada destes músculos, e atenuando as rugas naquelas regiões. Cada sessão tem duração de 10 minutos e a toxina tem efetividade por seis meses, quando vai perdendo seu efeito, mas pode ser reaplicada. “Os resultados são muito naturais e, após a aplicação, a pessoa pode voltar imediatamente às atividades do dia a dia”, explica Silvia.

Fique esperto!

Assim como em qualquer outro procedimento da medicina estética, a aplicação da Toxina Botulínica também tem suas contraindicações. Não podem fazer uso do Botox as gestantes, mães que amamentam, pessoas com doenças autoimunes (em que anticorpos atacam células sadias do corpo), doenças neurológicas e que afetam os músculos; e alérgicos à proteína do ovo. Um profissional poderá orientá-lo sobre o método mais adequado ao seu caso.

Anúncios

Sobre Guilherme Derrico

Jornalista, músico e viciado em esportes. Sejam todos bem-vindos ao mundo de Derrico. Um abraço!
Esse post foi publicado em Reportagens. Bookmark o link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s