Alimentação é a melhor fonte de reposição do colágeno

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Manter a quantidade de colágeno adequada é um dos segredos para prevenir linhas de expressão, rugas e flacidez, principais características do envelhecimento da pele. A proteína é essencial para manter a saúde e a firmeza da pele e sua função é sustentar as células e a formação de órgãos como cartilagens, ossos, tendões e ligamentos. Ela é normalmente produzida pelo organismo, mas quando chega à fase da maturidade, sua deficiência é logo notada.

De acordo com o médico dermatologista Amilton Macedo (CRM/SP – 80686), com o avançar da idade o corpo perde 1% de colágeno ao ano, resultando no surgimento de rugas, flacidez e aumentando a fragilidade articular e óssea. “Esses sinais denunciam uma alimentação deficiente em proteínas, vitaminas e minerais. Sem esses nutrientes é natural que ocorra, além da flacidez, um enfraquecimento muscular e um cansaço por qualquer esforço físico”, explica Macedo.

O público feminino é quem mais sofre com a perda de colágeno, pois possui uma quantidade menor dessa proteína no organismo, em comparação aos homens. “Ao atingir a faixa etária dos 45 anos, a mulher sofre uma diminuição na quantidade de fibroblastos, as células responsáveis pela produção de colágeno, que ao lado de outra proteína, a elastina, sustenta a pele”, destaca o médico.

Além disso, muitos são os fatores que contribuem e aceleram o desgaste da pele, entre eles: a exposição excessiva ao sol, o cigarro, a poluição, a herança genética, as alterações hormonais, a alimentação desequilibrada e o estresse. Por isso, é fundamental modificar os hábitos de vida, investir em uma alimentação saudável e apostar em cremes e tratamentos que ajudam a prolongar a juventude.

Aposte em uma alimentação balanceada

Uma alternativa simples, barata e eficaz para acentuar a produção de colágeno e retardar o processo de envelhecimento é manter uma alimentação balanceada. “O ideal é optar por uma dieta rica em proteínas magras e ômega-3, para estimular a produção de colágeno, além de consumir alimentos que contenham vitamina C, vitamina E, cobre, selênio, zinco e silício”, aconselha.

Para esclarecer quais são os alimentos ‘milagrosos’ que ajudam a repor o colágeno no organismo, o dermatologista lista os mais indicados:

Carnes, ovos e peixes: São fontes de proteínas e de vitaminas B6 e B12. Além disso, são importantes para a flora intestinal, agindo no metabolismo de carboidratos, lipídios e aminoácidos.

Feijão, brócolis e ervilha: É importante consumir folhas verde-escuras como espinafre e outros alimentos como lentilhas, grãos, gema de ovo, fígado bovino e laranja, pois são fontes de ácido fólico. “O ácido fólico é um nutriente muito importante para síntese do RNA e DNA, sendo fundamental na replicação celular”, afirma Macedo.

Cerejas, uvas e soja: Estimulam a renovação celular, pois contêm flavonoides, um potente antioxidante para neutralizar os radicais livres, que são responsáveis pelo envelhecimento celular.

Aveia e leguminosas: São alimentos ricos em silício, um mineral proveniente de vegetais, sendo indicado para auxiliar na manutenção da rigidez celular. A aveia age sobre os músculos, tendões, cartilagens e articulações, amenizando dores e outros problemas enfrentados devido à ausência de colágeno.

Vitamina C: É indicado consumir alimentos ricos em vitamina C, pois facilitam a síntese do colágeno. Abuse das frutas cítricas como laranja, acerola, limão e abacaxi.

Frutas vermelhas: São ricas em cianidina e vitamina C, antioxidantes que combatem os radicais livres. Seu consumo favorece as paredes dos vasos sanguíneos da pele, tornando-a mais irrigada e oxigenada. Além disso, as frutas vermelhas previnem o envelhecimento precoce das células, o excesso de oleosidade e a acne.

Suplementação de colágeno: Além de incluir esses alimentos nas refeições, ainda é possível adotar uma suplementação de colágeno em pó ou em cápsulas. “As cápsulas possuem porção reduzida de colágeno. Já a versão em pó é mais concentrada e indicada para fazer a digestão. A pessoa deve ingerir cerca de 20 cápsulas para alcançar a recomendação diária, e na versão em pó, uma colher de sobremesa já basta”, esclarece o dermatologista.

Porém, melhor mesmo é apostar em uma alimentação balanceada e prática regular de atividade física, aliada à ingestão hídrica para conseguir manter a pele bonita e saudável.

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Sobre Guilherme Derrico

Jornalista, músico e viciado em esportes. Sejam todos bem-vindos ao mundo de Derrico. Um abraço!
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