Peça ‘Engravidei, pari cavalos e aprendi a voar sem asas’ estreia na Funarte

Os Crespos5

Em cena, as vidas de seis mulheres negras são flagradas em seus respectivos cotidianos em um prédio de apartamentos. Elas não dialogam, tampouco se conhecem. Mas as questões que saltam em seus depoimentos são comuns entre si: afetividade, família, casamento, sexo, solidão, beleza e igualdade. Discursos privados levados a público. ‘Engravidei, pari cavalos e aprendi a voar sem asas’ é o mais novo espetáculo de Os Crespos, coletivo de teatro de São Paulo. O espetáculo estreia em 20 de novembro, dia da Consciência Negra, na Funarte (Alameda Nothman nº 1058, Campos Elíseos).

Considerando questões como relações com o corpo, traumas psicológicos, violência masculina, sexo, sobrevivência e aferição social, o espetáculo é baseado em depoimentos e experiências reais de 55 mulheres negras entrevistadas este ano pelo Coletivo. Os depoimentos foram dados por mulheres de diversas camadas sociais e profissões: integrantes do sistema prisional, donas de casa, sambistas, religiosas de matrizes africanas, empresárias, líderes comunitárias, prostitutas, entre outras.

A trama propõe dar voz e rever os estereótipos sobre a mulher negra, construindo uma nova relação de alteridade e valorização. Cada uma das seis personagens do espetáculo capta pelo menos cinco das histórias contadas pelas entrevistadas na tentativa de mostrar a multiplicidade que as envolve. “Procuramos expor as personalidades das mulheres nos diversos elementos que envolvem o espetáculo, não só nas próprias personagens, mas na trilha sonora, figurino, cenografia, vídeos e até na vibração das cores”, explica Lucelia Sergio, diretora da peça.

Serviço:

Funarte. Alameda Nothman nº 1058 – Campos Elíseos – Sala Arquimedes Ribeiro.

Tel: (11) 3662-5177. Temporada de 20/11 a 19/12. Preço: R$ 15,00 (R$ 7,50 meia)

Estreia em 20 de novembro, quarta-feira, às 21h.

Todas as quartas e quintas às 21h.

Anúncios

Sobre Guilherme Derrico

Jornalista, músico e viciado em esportes. Sejam todos bem-vindos ao mundo de Derrico. Um abraço!
Esse post foi publicado em Entretenimento. Bookmark o link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s