Câncer de próstata é o segundo tumor mais frequente em homens

1380658171362Capa_azul

De acordo com Instituto Nacional de Câncer (INCA), em 2012, foram registrados mais de 60 mil novos casos de câncer de próstata somente no Brasil. São 62 novos casos a cada 100 mil homens. O número maior da enfermidade está localizado na região Centro-Oeste, que seguido do câncer de pele, lidera em segundo lugar no ranking.

“O Novembro Azul é um movimento de conscientização para que os homens visitem o urologista e realizem os exames preventivos de saúde. Sendo detectada alguma anomalia na fase inicial, as chances de cura são de até 90%”, afirma Marlene Oliveira, presidente do Instituto Lado a Lado pela Vida.

O câncer de próstata tem como principal fator a idade, sendo recomendado que os exames de prevenção sejam iniciados a partir dos 40 anos. Outros elementos também podem influenciar, como: pessoas de pele negra possuem mais predisposição à doença, além do consumo de gordura saturada e do histórico familiar.

O preconceito e a falta de informação faz com que o público masculino tenha uma visão distorcida do exame de toque retal, fatores que contribuem para o aumento da doença, que segundo pesquisa realizada pela Universidade de São Paulo (USP), apenas 33% dos homens fazem exame preventivo.

Anúncios

Sobre Guilherme Derrico

Jornalista, músico e viciado em esportes. Sejam todos bem-vindos ao mundo de Derrico. Um abraço!
Esse post foi publicado em Reportagens, Saúde. Bookmark o link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s