Conheça os alimentos que combatem o estresse

alface

Quem reside nos grandes centros urbanos do Brasil convive com uma rotina bem frustrante. Todos os dias, além de enfrentar uma rotina de trabalho extensa, é submetido a situações desgastantes como o caos no trânsito, pressão por resultados e violência, que ocasionam um desgaste físico, emocional e mental. Todo esse estresse tem consequência diretamente na nossa saúde: unhas e cabelos ficam mais fracos e quebradiços, dores de cabeça constantes e a pele produz maior oleosidade.

O estresse não é caracterizado como uma doença, mas sim como uma síndrome que proporciona o estímulo de defesa natural do organismo e ocasiona a sensação de desconforto, preocupação, medo e insegurança. Quando em doses moderadas, a síndrome pode nos ajudar a ter maior produtividade, porém, se houver uma cronicidade do estímulo é maléfico à saúde. O motivo é que essa situação em doses elevadas acarreta num aumento abrupto dos batimentos cardíacos, sudorese, tremores, tonturas e crises de angina, que podem levar ao infarto.

As causas do estresse são bem variáveis e podem ser devido à: perda familiar; falta de crescimento profissional ou desemprego; perdas financeiras; término de relacionamento amoroso e início em um novo emprego, escola ou curso. “Pessoas com estresse crônico têm muita dificuldade para eliminar peso. Além disso, é normal que indivíduos estressados se sintam inchados após as refeições, tenham sensibilidade com alguns alimentos, adquiram a síndrome do intestino irritável e tenham o intestino preguiçoso”, descreve a nutricionista Dra. Ana Huggler.

Nesses casos, a melhor maneira de tratar o estresse é mudando os hábitos alimentares. “Evite consumir alimentos com baixo teor de fibras que podem prender o intestino e irritar a mucosa intestinal como farinha branca (encontrada em pães, massas e bolos), arroz branco e pimenta. Inclua na alimentação alimentos ricos em probióticos (encontrados em iogurtes e leites fermentados), banana, alho e cebola”, sugere a nutricionista.

Outros alimentos para combater o estresse:

Quinoa – Rica em proteína, ferro, ômega 3 e 6, o grão possui alto valor de fibras que combate o câncer e ajuda a prevenir problemas cardiovasculares. Devido aos seus bioativos, a ingestão da quinoa contribui para a proteção de outras doenças.

Alface – Rica em nutrientes, vitaminas, fibras, lactucina, ferro, cálcio e potássio, ajuda a combater a insônia, tem propriedade analgésica, melhora os níveis de colesterol e regula os níveis de açúcares no sangue.

Proteínas de origem animal (carne e peixe): Contêm vitamina B12 que reduz a ansiedade e a irritabilidade. No peixe, por exemplo, os ácidos graxos poli-insaturados do tipo ômega 3 melhoram a capacidade do cérebro e promovem o desenvolvimento adequado das células nervosas do organismo, o que reduz a sensação de cansaço.

Outra dica para quem pretende reduzir os níveis da síndrome é aderir a Dieta do Genótipo. A dieta é baseada em características específicas do tipo sanguíneo de cada indivíduo. “Por meio da avaliação sanguínea, agregadas a outras avaliações do paciente, identificamos quais alimentos são bem absorvidos pelo organismo da pessoa”, explica a especialista.

Os benefícios dessa dieta são muitos, como perda de peso, melhora no aspecto da pele, redução de acne, desintoxicação do corpo e maior disposição no dia a dia. No entanto, esse processo não deve ser seguido por gestantes, lactantes, menores de 16 anos e pessoas em tratamento de doenças. “Ressalto que a dieta só deve ser seguida por meio de acompanhamento e avaliação de um nutricionista. Seguindo-a corretamente e agregando a exercícios físicos, o metabolismo voltará a funcionar de maneira adequada”, garante a Dra. Ana.

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Sobre Guilherme Derrico

Jornalista, músico e viciado em esportes. Sejam todos bem-vindos ao mundo de Derrico. Um abraço!
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