Conheça os alimentos que prolongam o efeito do bronzeado na pele

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O verão começa a se aproximar e o sol forte só contribui para pegar aquele bronzeado. Porém, ficar horas expostas aos raios solares sem proteção pode resultar num efeito contrário e, ao invés de permanecer com a cor do verão, você corre o risco de ter uma bela insolação ou ficar muito vermelha. O excesso de sol pode trazer sérios danos à saúde como o câncer de pele, no entanto, com medidas simples, é possível conseguir uma bela cor sem prejuízos.

A exposição aos raios UVA e UVB exige cuidados principalmente com a alimentação. Manter uma dieta balanceada e beber bastante água não só contribui para a hidratação do corpo como também pode ajudar a prolongar o efeito do bronzeado.

Segundo o Nutrólogo André Veinert, a alimentação é o primeiro passo para quem deseja permanecer com a pele bronzeada no verão. “Alimentos ricos em betacaroteno estimulam a produção da melanina, pigmento responsável pela cor da pele, sendo assim um dos alimentos mais cotados para manter o bronzeado”, explica Veinert.

Para garantir o bronzeado perfeito no verão é necessário consumir esses tipos de alimentos diariamente. “A maioria desses alimentos proporcionam uma proteção aos danos celulares que a radiação solar provoca por serem antioxidantes e assim previnem o envelhecimento da pele pela exposição ao sol”, afirma o nutrólogo.

Qualquer tipo de pele pode se beneficiar de uma alimentação equilibrada associada a uma boa hidratação. “Manter o hábito de beber água evita a desidratação e ainda ajuda a conserva os nutrientes prolongando o bronzeado”, diz.

Na praia ou na piscina você pode apostar na água de coco e suco de frutas para manter o corpo hidratado. Mas lembre-se que nenhum desses líquidos deve substituir a água.

Pele bronzeada e saudável no verão

Agora você não precisa ficar mais ‘torrando’ no sol para conseguir um bronzeado, basta seguir uma alimentação rica em betacaroteno para ter a cor do verão. “Legumes, frutas e verduras de cor alaranjada ou verde-escuro são ricos em betacaroteno e os mais indicados para manter o bronzeado. O ideal é consumi-los 20 dias antes de tomar sol”, aconselha o especialista.

André revela quais são esses alimentos:

Legumes e verduras ao seu favor – Anote e inclua em sua listinha do supermercado: abóbora, batata-doce, beterraba, cenoura e pimentão. Nos vegetais: agrião, brócolis, couve, espinafre e repolho.

Frutas são indispensáveis – Mamão, caqui e manga são fortes aliados da cor do verão. Sucos naturais com cenoura, espinafre, laranja e hortelã são ótimas opções para aproveitar os benefícios do betacaroteno. “O ideal é consumir de três a cinco porções de frutas por dia e de quatro a cinco porções diárias de verduras e legumes”, sugere.

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Sobre Guilherme Derrico

Jornalista, músico e viciado em esportes. Sejam todos bem-vindos ao mundo de Derrico. Um abraço!
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