Carregar peso em excesso prejudica a coluna

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Quem nunca foi ao supermercado para comprar um item e voltou de lá cheio de sacolas? No caso das mulheres, qual é a que sai de casa sem carregar de tudo e mais um pouco dentro da bolsa com receio de que aconteça alguma eventualidade? O problema é que o excesso de peso pode trazer sérios danos à coluna por causa das modificações na postura, podendo acarretar em dores na coluna cervical, no ombro, contraturas musculares e dores lombares.

Alguns não sabem, mas a dor nas costas está entre os principais motivos de aposentadoria por invalidez no Brasil, conforme indica os dados do Instituto Nacional do Seguro Nacional (INSS). Desta forma, as doenças na coluna correspondem a cerca de 30 casos para cada grupo de 100 mil beneficiários da Previdência Social. Além disso, ela está entre a maior causadora de licenças médicas, sendo que o público masculino é o mais afetado.

“Muitas vezes a coluna é agravada devido à postura incorreta ao levantar peso que, em grande parte dos casos, está acima do recomendado que não pode ultrapassar 50% do seu peso corporal”, explica o Dr. Helder Montenegro, especialista em coluna vertebral.

O médico diz que apenas a prática da caminhada não é suficiente para prevenir as lesões e o acometimento de dores decorrentes do excesso de peso na coluna vertebral (responsável pela sustentação e mobilidade da estrutura corporal). “Muitos problemas nas costas são decorrentes da falta de força dos músculos abdominais. Mediante a isto, os músculos não conseguem dar o suporte necessário às costas, gerando uma sobrecarga na coluna”, informa.

Ao fortalecer a musculatura do abdômen o indivíduo adquire uma boa postura, além de proteger a cervical. “O ideal é manter a região abdominal contraída durante a realização de exercícios físicos. Isto porque, essa musculatura serve para realizar alguns movimentos de tronco, para segurar as vísceras abdominais e para estabilizar a coluna enquanto a pelve e os membros se movem. Ao contraí-la, fortalecemos e protegemos a coluna”.

Um exercício indicado pelo Dr. Helder é utilizar uma cadeira para sentar e levantar, o que contribui para a prevenção de dores. “Não podemos esquecer que alguns cuidados são indispensáveis para a prevenção de dores na região lombar. Ao amarrar os sapatos, por exemplo, sente-se e cruze as pernas. Já durante o transporte de objetos muito pesados, ao invés de flexionar a coluna, dobre os joelhos e use a força das pernas para empurrar ou levantar o artefato. E lembre-se que a obesidade pode trazer ainda mais danos à coluna, por isso o recomendado é manter o controle do peso corporal”, finaliza Montenegro.

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Sobre Guilherme Derrico

Jornalista, músico e viciado em esportes. Sejam todos bem-vindos ao mundo de Derrico. Um abraço!
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