Saiba quais são as doenças provenientes da má alimentação

Junk_Food

Uma alimentação balanceada e com horários regrados contribui para uma melhor qualidade de vida. Porém, diariamente as pessoas são submetidas a diversas atividades no trabalho e, por consequência, nem sempre disponibilizam de tempo suficiente para uma refeição saudável. Assim, a opção que logo vem à mente são as comidas prontas e industrializadas ou realizar um lanche rápido em um fast-food.

Mas a troca de um prato com ingredientes mais leves, saudáveis e menos calóricos por um rico em gorduras saturadas afeta diretamente no peso corporal e na saúde. “Frutas, verduras e legumes são ótimas fontes de vitaminas, minerais e fibras. Elas auxiliam na manutenção da saúde, assim como ajudam a manter a pele mais saudável e melhoram o fluxo intestinal. Entretanto, quando se opta pela praticidade na alimentação, essas vitaminas e minerais não são supridas no organismo e o resultado é refletido na saúde da população”, descreve a nutricionista Dra. Ana Huggler.

Veja algumas doenças listadas pela especialista que são decorrentes de maus hábitos alimentares:

Obesidade: A doença é uma das que mais se eleva no Brasil. Decorrente do sedentarismo e da ausência de uma alimentação balanceada, ela é caracterizada pelo acúmulo de gordura corporal, sendo que é a principal responsável pelo aparecimento de outras doenças provenientes do sobrepeso. Uma pesquisa divulgada pelo Ministério da Saúde apontou que nos últimos seis anos o número de pessoas obesas cresceu 54% no país. Diante disso, em 2006, o número de brasileiros obesos era de 11%, hoje a taxa chega a 17% das pessoas.

Colesterol alto: O colesterol é fundamental para a nossa saúde, pois ajuda na formação das células. Assim, existem dois tipos de colesterol, o bom (HDL) e o ruim (LDL). Quando as taxas de colesterol estão acentuadas, o LDL contribui para o funcionamento da gordura no organismo, no entanto, quando a alimentação é baseada em itens como leite integral, manteiga, frituras e bacon contribuem para o acometimento do colesterol alto. Desta forma, pode acarretar no entupimento de veias e artérias, causando o infarto e o derrame.

Diabetes: Essa doença afeta mais de 10 milhões de brasileiros. Segundo dados da Organização Mundial de Saúde (OMS), pelo menos 346 milhões de pessoas em todo o mundo sofrem com algum tipo de diabetes. Ela é caracterizada pela ausência ou ineficiência da produção de insulina no corpo, o que contribui para a elevação da taxa de glicose no sangue. A Diabetes do tipo 2 pode estar relacionado ao excesso de peso e a obesidade.

Hipertensão: Também conhecida como pressão alta, a hipertensão ocorre quando os níveis da pressão arterial se encontram muito elevados nas artérias. Embora possa ter causas hereditárias, agrava-se em decorrência da falta de hábitos saudáveis, tais como: ingestão de bebidas alcoólicas em excesso, tabagismo, consumo demasiado de sódio e a obesidade. Trata-se de uma doença silenciosa, sendo que é um dos principais fatores de risco para problemas cardiovasculares.

A nutricionista afirma que para evitar o aparecimento dessas doenças é preciso modificar os costumes alimentares. “Deixar de consumir alimentos industrializados, que são compostos não apenas por sal e gordura em excesso, mas por conservantes que podem dificultar o funcionamento do metabolismo, é essencial para a prevenção de doenças relacionadas ao sobrepeso. Além da alimentação, deve-se associar a prática de atividades físicas, que contribuem para a longevidade”, garante Ana.

Anúncios

Sobre Guilherme Derrico

Jornalista, músico e viciado em esportes. Sejam todos bem-vindos ao mundo de Derrico. Um abraço!
Esse post foi publicado em Saúde. Bookmark o link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s