Câimbras: descubra o que é mito e verdade

Pain in a woman calf

As câimbras surgem nos momentos mais inesperados, de repente começa uma dor intensa nos membros inferiores que causa contrações involuntárias de um ou mais músculos. Há quem acredita que as câimbras atingem somente os atletas, pelo contrário, qualquer pessoa que esteja com as funções metabólicas comprometidas, falta de cálcio e desidratação pode sofrer uma contração.

Segundo o cirurgião vascular Dr. Fernando Bacalhau (CRM-SP: 116.809), as causas da câimbra são multifatoriais. “Ela pode ser provocada pelo uso exagerado da musculatura durante os exercícios físicos, má circulação e mudanças de temperatura. No calor, a pessoa tende a transpirar mais e desidratar facilmente, facilitando para a perda de sais minerais. E no frio, ocorre uma compressão das raízes nervosas”, explica.

O problema pode ocorrer em qualquer músculo do corpo, principalmente na parte inferior, como coxa e panturrilha. “As câimbras são bastante comuns em gestantes, atletas, diabéticos e também em pacientes com insuficiência renal”.

Fim dos mitos

Se você já sentiu câimbras alguma vez na vida, com certeza já deve ter ouvido alguém falar: come banana que passa. Essa é apenas uma das teorias que rodeiam o problema. Para esclarecer sobre o que é mito e verdade, o Dr. Fernando comenta algumas questões:

1) Beber bastante água ajuda prevenir as câimbras?
Mito. Não adianta beber só água, o seu consumo excessivo pode baixar o nível de sódio no sangue, sendo uma das causas das câimbras.

2) As câimbras noturnas estão associadas a posição na hora de dormir?
Mito. A maioria das câimbras noturnas não está relacionada à posição. A explicação para as contrações involuntárias à noite pode ser efeito colateral de algum remédio, exercícios em excesso durante o dia ou deficiência de vitaminas na alimentação.

3) Medicamentos podem estimular as câimbras?
Verdade. Alguns remédios auxiliam na perda de minerais e água em excesso, como por exemplo, o diurético.

4) As câimbras só atingem as pernas?
Mito. Dependendo da causa e da intensidade, ela pode surgir no músculo no meio das costas ou ocorrer no arco do pé.

5) Alongar e massagear a área durante uma crise é recomendado?
Verdade. Massagear o local afetado não só alivia a dor como também estimula a circulação sanguínea.

6) A banana não previne o problema?
Verdade. De fato, ela sozinha não irá evitar as câimbras. A banana é uma ótima fonte de potássio, porém, a câimbra não está associada à falta do mesmo. A laranja, por exemplo, pode ser mais eficaz do que a banana por conter sódio.

7) Não há como evitar as câimbras?
Mito. Algumas medidas podem ajudar a prevenir, como manter uma alimentação balanceada e um treinamento adequado durante os exercícios físicos, fazer alongamentos e repor os níveis de sódio durante os intervalos da atividade física com uma bebida isotônica.

Anúncios

Sobre Guilherme Derrico

Jornalista, músico e viciado em esportes. Sejam todos bem-vindos ao mundo de Derrico. Um abraço!
Esse post foi publicado em Saúde. Bookmark o link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s