Alimentação balanceada ajuda a ter uma pele mais bonita

alimentos-saldaveis-nutricaosadia-flickr

Que uma alimentação balanceada ajuda a prevenir doenças, com certeza, você já ouviu falar. Mas, sabia que ao aderir hábitos saudáveis a pele também sai ganhando? É isso mesmo que você acabou de ler. Para prevenir rugas, linhas de expressão, flacidez e outras imperfeições na cútis, é importante investir em um cardápio rico em frutas, verduras, legumes e outros nutrientes.

Segundo a Dra. Ana Huggler, não basta investir nos cremes hidratantes e óleos corporais para ter uma pele livre de imperfeições porque eles atuam na camada superficial da mesma, apenas retardando a perda de água. “Na verdade, tais produtos formam uma camada protetora na pele, que evita o ressecamento. Além disso, os nutrientes encontrados nos produtos não penetram nas camadas mais profundas. Por este motivo, para repor a perda deles no organismo o ideal é incluir alimentos mais saudáveis no menu”, afirma Ana.

Ela explica que, no caso do colágeno, ele é reposto naturalmente pelo nosso organismo, sendo que o mesmo representa 25% de toda a substância presente no nosso corpo, entretanto, para isso é preciso uma boa alimentação. “Essa proteína é que confere rigidez a nossa pele, além de atuar na formação de órgãos como cartilagens, ossos, tendões e ligamentos. Porém, quando chegamos aos 30 anos, o corpo passa a perder 1% do colágeno por ano, o que agrava na flacidez corporal e facial, além das ruguinhas. Essa perda é ainda maior quando a pessoa mantém uma alimentação desregrada”, informa a nutricionista.

Diga não aos industrializados

Neste caso, alimentos industrializados e embutidos são verdadeiros vilões para a cútis de qualquer pessoa. “Esses produtos são ricos em conservantes, corantes, aromatizantes e outras substâncias químicas que danificam as células do organismo, o que agrava no envelhecimento precoce. Outro problema é que muitos deles são ricos em açúcares, que por sinal são nocivos à cútis. Isso porque, o açúcar envolve a ligação entre duas moléculas de colágeno, deixando com que as fibras fiquem menos flexíveis e capazes de serem renovadas”.

A recomendação da especialista é investir nas frutas cítricas, que são ricas em vitamina C e ajudam a combater os radicais livres, moléculas que aceleram o envelhecimento cutâneo. “Inclua também as frutas vermelhas, pois são antioxidantes e ajudam a proteger a pele dos efeitos do tempo. Os vegetais de folhas escuras também são uma boa opção, já que são ricos em vitaminas do complexo B, o que ajuda a controlar a oleosidade da pele e o aparecimento de acne”, indica Ana.

Um item indispensável também é a ingestão de bastante água no decorrer do dia. “Ela é responsável pela distribuição de nutrientes pelos órgãos do corpo, o que ajuda regular a temperatura, mantém as células hidratadas e ainda ajuda a eliminar toxinas através da urina e da transpiração, ajudando a pele a ficar mais rejuvenescida”.

Anúncios

Sobre Guilherme Derrico

Jornalista, músico e viciado em esportes. Sejam todos bem-vindos ao mundo de Derrico. Um abraço!
Esse post foi publicado em Saúde. Bookmark o link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s