Previna doenças cardíacas com a alimentação correta

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A prática regular de atividades físicas é fundamental para prevenir doenças cardíacas e, claro, fortalecer os músculos do coração. Mas, para manter a saúde desse órgão em dia, apenas os exercícios não são suficientes. É preciso rever o cardápio e investir em uma alimentação balanceada.

 A nutricionista Dra. Ana Huggler explica que os alimentos industrializados não devem ser incluídos na dieta diária, pois eles são ricos em gorduras trans – um tipo específico de gordura, formado por um processo químico – que fazem mal ao coração. “O consumo exagerado de produtos que contenham a gordura trans em sua composição eleva o colesterol ruim (LDL) no sangue, aumentando as chances de doenças do coração”, descreve Ana.

Esse processo ocorre devido ao depósito da gordura nos vasos sanguíneos, o que impede a formação de gorduras insaturadas (conhecidas como gorduras boas) no corpo. “As insaturadas são responsáveis pela saúde do coração, do sistema nervoso e também da produção de hormônios. Essa gordura é encontrada em diversos alimentos como peixes, queijos e leite integral”.

O refrigerante e outras bebidas gasosas são outros itens que precisam ser cortados da alimentação por causa dos níveis elevados de açúcares e conservantes químicos. Nem mesmo os que são apontados como diet devem ser consumidos. Isso porque, uma recente pesquisa realizada nos Estados Unidos constatou que pessoas que pessoas que tomam duas ou mais latinhas de refrigerante diet por dia têm 50% a mais de chances de morrer por problemas no coração ou derrame.

“Essas bebidas também possuem quantidades consideráveis de sal, sendo que ele em excesso contribui para a elevação na pressão arterial e aumenta os riscos de ataque cardíaco. Por este motivo, o ideal é evitá-los”, afirma a especialista.

É possível prevenir!

Dados da Organização Mundial (OMS) estimam que cerca de 16,6 milhões de pessoas morrem todos os anos em decorrência de doenças cardiovasculares como infarto, insuficiência cardíaca, hipertensão e derrame cerebral. Ainda de acordo com a pesquisa, as falhas no músculo respondem por uma em cada três mortes no mundo.

Segundo a nutricionista, a melhor maneira de prevenir as doenças que atingem o coração é através do consumo de alguns alimentos que ajudam a conservar a saúde do órgão, uma dica são os ricos em ômega 3. “Essa substância auxilia na redução dos níveis de colesterol e, dessa forma, diminui a capacidade de coagulação do sangue, um dos motivos que agravam no infarto”, informa Ana.

Outra dica é investir nos alimentos fibrosos, que ajudam a baixar o colesterol, assim como as proteínas. “Grãos como soja, lentilha e até mesmo o feijão são muito benéficos para a saúde do órgão, porque atuam controlando o colesterol e diminuem a absorção de açúcar pelo organismo”, sugere.

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Sobre Guilherme Derrico

Jornalista, músico e viciado em esportes. Sejam todos bem-vindos ao mundo de Derrico. Um abraço!
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