Endoscopia para tratamento de tumores cerebrais

endoscopia

Associado à investigação de problemas estomacais, a endoscopia é um exame que se difundiu para outras áreas da medicina. “Pode ser indicada para tratar tumores cerebrais, em cirurgias da coluna, do plexo braquial e de nervos periféricos”, destaca o médico neurocirurgião Paulo Porto de Melo (CRM 94.048).

Em tratamentos cerebrais, a técnica recebe o nome de neuroendoscopia. Por ser um procedimento minimamente invasivo, possibilita tratar tumores, sangramentos e demais lesões, até mesmo aquelas mais profundas. Isso porque este tipo de exame utiliza uma câmera de vídeo, com diâmetro diminuto, que oferece uma visão ampla e detalhada da região. “Além disso, é possível utilizar essa técnica de forma simultânea com sistemas de auxílio à cirurgia por robô, ampliando ainda mais a sua eficácia em diversos tratamentos cerebrais”, afirma o especialista.

O avanço tecnológico trouxe câmeras com alta resolução, instrumentos especiais e melhora óptica, que transformaram o endoscópio em um instrumento essencial para tratar problemas neurológicos de forma mais segura. Por meio deste procedimento, é possível realizar biópsias, remover cistos e retirar tumores ventriculares pequenos. “A endoscopia permite realizar biópsia em áreas de tumores de difícil acesso, além de tratar a hidrocefalia no mesmo procedimento”, reforça o médico.

De acordo com Melo, com este tipo de exame, o cirurgião pode ter detalhes mais precisos sobre a área a ser diagnosticada. Com as técnicas convencionais, era necessário realizar orifícios amplos no crânio para obter mais informações e, ainda assim, a visão não era tão perfeita. “Com este tipo de procedimento, a incisão é bem pequena e o resultado muito mais amplo”, finaliza.

Anúncios

Sobre Guilherme Derrico

Jornalista, músico e viciado em esportes. Sejam todos bem-vindos ao mundo de Derrico. Um abraço!
Esse post foi publicado em Saúde. Bookmark o link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s