Páscoa: saiba a quantidade de calorias de cada tipo de chocolate

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Abril é o mês em que as tentações estão por todos os lados, afinal, é justamente nesse período em que é comemorada a Páscoa. Diante disso, as prateleiras de supermercados ficam repletas de guloseimas e, principalmente, de ovos de chocolates dos mais variados tipos e tamanhos.

Mas, como controlar a dieta mediante a tantas gostosuras? É possível comer sem acarretar no ganho de alguns quilinhos a mais? Segundo a nutricionista Dra. Ana Huggler, é possível comer chocolate desde que a quantidade seja moderada.

“O ideal é consumir 30g por dia. Essa quantia é equivalente a dois bombons ou um tablete pequeno. No caso do chocolate amargo (70% cacau), que é rico em substâncias que atuam prevenindo ou controlando a hipertensão, a indicação é ingerir de 3 a 4 quadradinhos diários do chocolate, pois ele é muito calórico e pode causar ganho de peso”, alerta Ana.

Além disso, assim como com outros chocolates, a ingestão em excesso pode provocar irritações no estômago e na mucosa intestinal. “Em contrapartida o cacau possui uma substância denominada feniletilamina, que ajuda a melhorar o humor. Uma dica é ingeri-lo no período da tarde, que é quando o cortisol (o hormônio do estresse) está mais elevado”, sugere a nutricionista.

A especialista enumera os benefícios e a quantidade de calorias de cada tipo de chocolate. Confira:

Chocolate ao leite: Possui menos gordura hidrogenada na sua composição e, portanto, é menos calórico. Com exceção daqueles que contêm nozes, cremes, frutas cristalizadas, entre outros. O puro possui apenas 156 kcal em uma porção de 30g.

Chocolate Branco: Produzido através da manteiga de cacau, ele é o que possui menor quantidade de propriedades benéficas à saúde. Além disso, são ricos em gorduras saturadas, que colaboram para a elevação do peso. Em um pedaço de 30g contém 170 kcal.

Chocolate Amargo: Produzido com grãos torrados de cacau, ele contêm pouco açúcar e não tem acréscimo de leite na composição. É considerado um dos mais benéficos, já que são ricos em flavonóides, substâncias que agem melhorando a circulação. Uma porção de 30g tem em média 185 kcal.

Chocolate Diet: São indicados para diabéticos, já que não possuem açúcares na composição. Porém, possuem um teor maior de gordura para garantir a mesma consistência. Sendo assim, às vezes, é mais calórico do que o normal, dependendo da marca. Em média, em 30g estão presentes 111 kcal.

Em tempos, é importante ressaltar que para manter a saúde em dia deve-se aderir à hábitos mais saudáveis diariamente. Algumas atitudes são evitar o sedentarismo, não consumir alimentos industrializados, ingerir bastante água e controlar o sal dos alimentos.

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Sobre Guilherme Derrico

Jornalista, músico e viciado em esportes. Sejam todos bem-vindos ao mundo de Derrico. Um abraço!
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