Dor nas pernas? Identifique as causas e saiba como tratar

591433-A-dora-nas-pernas-está-relacionada-a-diversas-causas.-Foto-divulgação

Com a chegada da páscoa vêm a correria para as compras de chocolate para toda a família, o que significa passar horas andando, entrando em diversas lojas até conseguir achar o presente ideal. Depois de um dia todo nesse vai e vem, bate o cansaço e surge uma dor incômoda nas pernas, afinal, passar horas caminhando pode sobrecarregar os membros inferiores.

Segundo o neurocirurgião Mauricio Mandel (CRM 116095), existem várias causas para as famosas ‘dores nas pernas’, entre elas as ortopédicas, circulatórias, reumatológicas e neurológicas. “As causas ortopédicas e reumatológicas são dores geralmente localizadas nos músculos, tendões, ossos ou articulações, podendo algumas vezes se espalhar para as regiões próximas, piorando com o movimento. Já as neurológicas são dores mais difusas que se manifestam com formigamentos, adormecimentos, queimação, pontadas, agulhadas, choques e alterações térmicas como calor no pé ou sensação de água fria correndo pela perna”, explica Mandel.

De onde vem a minha dor?

A dor nas pernas também pode ocorrer por excesso de esforço, problemas locais ou doenças sistêmicas. Entre as diversas causas, a neuropatia periférica chama atenção por ser uma doença que está associada ao sistema nervoso periférico, que é responsável por transmitir informações do cérebro e da medula espinhal para todas as outras partes do corpo. “Quem tem problemas de diabetes, doença renal crônica, carência de vitaminas e infecções como o HIV apresentam mais chances de desenvolver a neuropatia periférica”, diz o especialista.

Se você já foi diagnosticado com alguma dessas doenças e recentemente notou uma dor intensa nas pernas, procure um médico. “A maioria das pessoas tende a ignorar essa dor por achar que é apenas um incômodo e que logo vai passar. Ao sentir uma dor muito forte nas pernas é importante procurar um médico para que seja feito um diagnóstico”.

Além disso, problemas como a hérnia de disco também podem sobrecarregar os membros inferiores. “A compressão de nervos localizados na coluna lombar por uma hérnia de disco provoca uma dor na região, que irradia para as penas causando uma sensação de cansaço, formigamento e perda de sensibilidade”, ressalta o neurocirurgião.

Como tratar?

Quando a dor nas pernas está associada à neuropatia periférica o tratamento é feito à base de medicamentos para controlar os sintomas e o paciente precisa levar um estilo de vida mais saudável. “Os medicamentos podem ajudar a reduzir a dor nos pés, nas pernas e nos braços. Mas, geralmente, eles não trazem de volta a sensibilidade”, alerta o médico.

O consumo de álcool e drogas também pode piorar a dor. “Se você tem o hábito de abusar de bebidas alcoólicas, pare! O álcool, assim como outras drogas, podem provocar danos aos nervos”.

Nos casos de hérnia de disco, o tratamento está associado ao repouso, terapias físicas e reeducação postural. Analgésicos e relaxantes musculares são prescritos para cessar ou atenuar casos de dor nas pernas.

Anúncios

Sobre Guilherme Derrico

Jornalista, músico e viciado em esportes. Sejam todos bem-vindos ao mundo de Derrico. Um abraço!
Esse post foi publicado em Saúde. Bookmark o link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s