Chocolate é um aliado para quem tem ansiedade e estresse

principal_1

Ao mesmo tempo em que o chocolate é visto como um inimigo por quem está de dieta, ele pode ser benéfico à saúde. Pesquisas recentes analisaram o poder da guloseima para controlar o estresse e a ansiedade. Um novo estudo do Centro de Pesquisas Nestlé, na Suíça, mostrou que o consumo diário de chocolate amargo ajuda a reduzir a agitação.

A pesquisa analisou o nível de stress das pessoas depois de comer chocolate diariamente durante duas semanas.  “O chocolate ajuda na liberação de serotonina, hormônio que dá a sensação de bem-estar”, afirma o neurologista Leandro Teles.

Segundo o especialista, o corpo necessita dos aminoácidos que ocorra a ação dos neurotransmissores (responsáveis pela comunicação entre as células nervosas). O triptofano, por exemplo, é um dos componentes que atuam na ativação da serotonina – molécula envolvida na regulação do humor. “Quando o cérebro apresenta níveis baixos da substância, as chances de ocorrer um distúrbio como depressão ou ansiedade aumentam”, alerta.

O aminoácido é encontrado em abundância na soja, castanha de caju e no pó de cacau não adoçado. No entanto, adicionar açúcar ao chocolate parece reforçar seus efeitos positivos. A mistura estimula o pâncreas a liberar insulina, facilitando o acesso do triptofano ao cérebro. Como resultado, os níveis de serotonina aumentam e melhoram o humor.

O chocolate mais indicado é o amargo, 70% de cacau, sendo o mais saudável. “A boa notícia é que o chocolate pode ser consumido diariamente, um pedaço pequeno por dia já é benéfico à saúde”, diz Teles.

Sem neuras!

Não é porque o chocolate alivia a tensão que você precisa devorar uma caixa de chocolate por dia, vá com calma! Em excesso, o produto pode fazer mal à saúde e ainda aumentar o peso. A recomendação é de 30 gramas de chocolate por dia. E dê preferência ao chocolate amargo, pois é menos calórico e mais rico em flavonoides.

Anúncios

Sobre Guilherme Derrico

Jornalista, músico e viciado em esportes. Sejam todos bem-vindos ao mundo de Derrico. Um abraço!
Esse post foi publicado em Sem categoria. Bookmark o link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s