Prefeitura inaugura Centro de Referência Especializado

creas pimentas-foto jose luiz 012

A população do Pimentas acaba de ganhar um equipamento de assistência social. A Prefeitura de Guarulhos inaugurou nesta quinta-feira, dia 24, o Centro de Referência de Assistência Social (Creas), no Centro de Integração e Cidadania (CIC), dentro do Conjunto Marcos Freire.

O Creas trabalha com a orientação e acompanhamento das famílias em situação de vulnerabilidade para impedir a violação de direitos, interromper o ciclo de violência, e combater a exploração sexual e o trabalho infantil. São atendidos casos de violência física, psicológica e negligência; abuso e exploração sexual; afastamento do convívio familiar devido à aplicação de medida de proteção; abandono; discriminação em decorrência da orientação sexual, raça ou etnia; cumprimento de medidas socioeducativas em meio aberto de Liberdade Assistida e de Prestação de Serviços à Comunidade por adolescentes.

A região do Pimentas, além de ser a mais populosa de Guarulhos, também possui os maiores índices de violação de direitos, principalmente contra crianças e idosos. No Creas Centro foram registrados 146 casos de violência contra crianças e adolescentes e 131 casos de violência contra idosos e deficientes. Todas essas famílias moram no Pimentas e cerca de 180 têm dificuldades de acesso devido à distância.

Segundo a secretária de Desenvolvimento e Assistência Social, Genilda Bernardes, a implantação do Creas nessa região irá facilitar o acesso da população aos serviços da rede. “Nós tínhamos um único Centro de Referência para atender todos os casos graves de violência, agora estaremos mais perto da população. Essa é nossa missão: cuidar de quem mais precisa”, afirmou Genilda.

O vereador Samuel Vasconcelos reiterou a importância da implantação do Creas. “Essa era uma demanda antiga do município. Os casos de alta complexidade eram encaminhados para longe. No entanto, a Prefeitura está levando seus equipamentos para perto da população. Guarulhos está avançando”, diz Vasconcelos.

O prefeito Sebastião Almeida comemorou as diversas conquistas na área de assistência social “A criação do Creas Pimentas é mais um avanço entre tantas conquistas na área de assistência. Recentemente, inauguramos um Centro de Convivência para Idosos, no Gopoúva; uma Casa de Passagem para mulheres, no Dutra; um Centro Dia para Idosos, em Cumbica; e futuramente instalaremos mais um Centro Dia no Pimentas. Nosso desafio é governar pensando na valorização da vida e no resgate da dignidade das pessoas”, declara Almeida.

SERVIÇO:

O Creas fica na Avenida Capão Bonito nº 64 – Conjunto Marcos Freire – Pimentas.

Anúncios

Sobre Guilherme Derrico

Jornalista, músico e viciado em esportes. Sejam todos bem-vindos ao mundo de Derrico. Um abraço!
Esse post foi publicado em Reportagens. Bookmark o link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s