Cansaço e sono constantes podem ser consequência da má alimentação

sono-trabalho

O hábito de consumir comidas industrializadas, fast-foods ou trocar uma refeição por um salgado só favorece para que esses alimentos roubem toda a energia corporal. Isso porque são de difícil digestão e necessitam da energia do organismo para a sua metabolização. Sendo assim, a pessoa fica sem disposição para realizar as atividades diárias.

Segundo o nutrólogo André Veinert, gorduras saturadas, frituras e carne vermelha gorda são os alimentos que mais levam tempo para serem digeridos. “Os alimentos que são de difícil de digestão exigem muito mais do organismo, tendo um gasto energético muito maior para a sua metabolização. Se você quer evitar a indisposição, procure consumir alimentos mais leves, principalmente nos dias de calor que é quando perdemos mais líquido”, afirma Veinert.

A falta de vitaminas e a deficiência de ferro é outro problema que pode causar o cansaço, principalmente nas mulheres. “Diversas doenças podem ser causadas por desequilíbrios alimentares, como é o caso da anemia ferropriva – que está associada à queda de energia e disposição física. Além disso, o ferro é um nutriente que não pode faltar no organismo, já que ele é responsável pela produção de glóbulos vermelhos e transporte de oxigênio”, explica o especialista.

Hábitos alimentares X Fontes de energia 

Uma boa dica para manter a disposição é trocar os alimentos refinados pelos integrais, já que eles têm uma absorção gradativa. “O ideal é apostar em alimentos que são ricos em vitaminas, minerais e fibras, pois seus nutrientes regulam o funcionamento de hormônios e ainda mantém a saúde. É possível encontrar esses nutrientes em frutas”, recomenda o nutrólogo.

As verduras verde-escuro como couve, brócolis, escarola e espinafre também não podem faltar, pois são ricas em vitamina A, E e D. “Os sucos verdes como abacaxi com couve ou hortelã podem ser recomendados para quem precisa de mais disposição”, sugere Veinert.

De acordo com André, o ideal é não deixar de consumir legumes, verduras e frutas como o kiwi, a laranja, o morango, a acerola, a mexerica e o limão, que também são ricas em vitamina C.

Anúncios

Sobre Guilherme Derrico

Jornalista, músico e viciado em esportes. Sejam todos bem-vindos ao mundo de Derrico. Um abraço!
Esse post foi publicado em Saúde e marcado , , , . Guardar link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s