Banho de ofurô melhora a circulação sanguínea

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A rotina agitada diariamente deixa qualquer pessoa cansada. E por causa da falta de tempo durante o trabalho, muitas vezes, deixamos os membros inferiores por longos períodos sem movimentação. O resultado são pernas e pés inchados e com aquela sensação de peso.

Isso ocorre porque passar muito tempo na mesma posição pode provocar a compressão das veias e dificultar no retorno da circulação sanguínea. Qualquer pessoa pode estar sujeita a este inconveniente, no entanto, algumas são mais suscetíveis à doença, como obesos, portadores de diabetes, gestantes, fumantes e mulheres que utilizam anticoncepcionais. Mas, como melhorar a circulação sanguínea?

Uma técnica que traz inúmeros benefícios para a saúde e, inclusive, para a circulação das pernas e de todo o corpo é o banho de ofurô. “O processo promove um relaxamento de todo o corpo em decorrência da imersão em água aquecida a 36°C. A alta temperatura faz uma vasodilatação, possibilitando que os ingredientes usados atuem na corrente sanguínea”, descreve a fisioterapeuta Ana Cláudia Gomes.

O ofurô é indicado para pessoas com problemas de pressão, intestinais, renais e, especialmente, para doenças articulares, como artrites, artroses e reumatismos. “Quando acompanhado por uma massagem relaxante, o banho promove uma espécie de drenagem no corpo. Em apenas 10 minutos imersos na água já é possível sentir os benefícios para o físico e para a mente”, garante a especialista.

Além de melhorar a circulação sanguínea, promove uma desintoxicação da pele, estimula a atividade celular, fortalece os tecidos e auxilia na prevenção da celulite e da flacidez corporal. “É importante lembrar que a permanência não deve ultrapassar 30 minutos de duração, pois pode causar uma hipotensão, onde a pressão arterial irá baixar demais e poderá ocorrer um desmaio. Para ficar mais tempo, é necessário fazer uma pausa e depois voltar ao banho de ofurô”, orienta a fisioterapeuta.

Os banhos são incrementados por óleos, sais, frutas, velas e música suave para relaxamento, que promovem também um alívio do estresse e da tensão muscular. “Além de óleos essenciais, sais de banho, ervas e pétalas de flores, outros ingredientes têm sido utilizados, tais como pêssego, chocolate e vinho”, conta Ana Cláudia.

Conheça quatro banhos de ofurô indicados pela especialista para você relaxar:

Banho Ofurô Calmante – Pêssego: Rico em fibras, carboidratos e Vitaminas A, B e C, a fruta contém propriedades calmantes, por isso, ajuda a amenizar o estresse e relaxar a mente.

Banho Ofurô Estimulante – Chocolate: O chocolate reduz os sintomas do cansaço generalizado, melhora a hidratação da pele, brilho e traz sensação de bem-estar e relaxamento.

Banho Ofurô Antioxidante – Vinhos: Possui uma importante ação antioxidante que combate os radicais livres e previne o envelhecimento, pois proporciona uma revitalização celular e melhora a hidratação da cútis.

Banho Ofurô – Ylang Ylang: Também conhecido por flor das flores, o Ylang Ylang é uma alga de origem asiática. Por ser estimulante, libera rapidamente a adrenalina ao entrar em contato com o organismo.

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Sobre Guilherme Derrico

Jornalista, músico e viciado em esportes. Sejam todos bem-vindos ao mundo de Derrico. Um abraço!
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