Flavonoides presentes no cacau melhoram a circulação sanguínea

chocolate

Quem resiste a um pedaço de chocolate? É difícil encontrar alguém que rejeite, não é mesmo? De diferentes tipos e versões, essa guloseima deixou de ser vista como uma vilã para a dieta, mas claro, quando consumido com moderação. A razão pela qual o doce começou a ser incluído na alimentação em pequenas porções é que a sua matéria-prima, o cacau, possui diferentes tipos de substâncias que são benéficas para a nossa saúde, uma delas são os flavonoides.

Eles atuam eliminando os radicais livres – responsáveis pela danificação de células do organismo, agravando no envelhecimento precoce – e ainda ajudam a aumentar a resistência das paredes dos vasos sanguíneos. “Eles reduzem a pressão arterial nas veias prevenindo o extravasamento de sangue nos vasos. Além disso, como têm propriedade antioxidante, reduzem o inchaço corporal, especialmente em membros inferiores”, explica o angiologista Dr. Ary Elwing (CRM-22.946).

Os chocolates que possuem mais benefícios são os amargos, pois são os de menos gordura e açúcares, evitando a elevação do peso. “O meio amargo ou amargo é rico em flavonoides, pois contêm 70% de cacau. Além disso, as substâncias antioxidantes ajudam a aumentar os níveis de HDL, que é o colesterol bom, e diminuir as taxas de LDH, considerado um colesterol ruim para a saúde do coração”, informa o especialista.

É importante ressaltar que os flavonoides estão presentes em outros alimentos, além do chocolate como o grão de soja, frutas vermelhas, alho, espinafre, cebola, brócolis e alguns chás como o preto, verde e o chá branco. “Essa substância age como um protetor cardiovascular, pois atua como um filtro no sangue a fim de evitar a formação de placas de gordura nas veias”, descreve.

Todavia, para prevenir outros problemas circulatórios é importante manter bons hábitos no dia a dia. Veja quais são eles, segundo o Dr. Ary:

– Tenha controle do peso corporal;

– Pratique atividades físicas com recomendação médica;

– Reduza a quantidade de sal nos alimentos;

– Beba 2 litros de água todos os dias;

– Aumente o consumo de frutas e verduras.

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Sobre Guilherme Derrico

Jornalista, músico e viciado em esportes. Sejam todos bem-vindos ao mundo de Derrico. Um abraço!
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