Anticoncepcional pode causar o aparecimento de varizes

Métodos-anticoncepcionais

As varizes ainda são muito temidas pelas mulheres, uma vez que elas detonam o visual e, dependendo da gravidade, pode até comprometer a autoestima. O problema surge por diversos fatores, um deles é que o corpo tem artérias com a função de levar o sangue do coração para outras extremidades como pernas e braços, e as veias são responsáveis por levar de volta o sangue ao coração. As veias têm pequenas válvulas que se abrem para a passagem do sangue e se fecham para impedir o seu retorno. Quem tem varizes, essas válvulas não funcionam adequadamente e deixam o sangue ficar parado dentro das veias, o que provoca o contorno dos vasos.

“É importante ter o conhecimento que existem varizes, que são veias dilatadas, com volume aumentado e se tornam tortuosas e alongadas com o passar do tempo. E ainda tem as microvarizes que são intradérmica, superficiais e, por esse motivo, possuem uma coloração arroxeada. Ambos os tipos são frequentes em mulheres”, afirma o cirurgião vascular Dr. Fernando Bacalhau (CRM-SP: 116.809).

Um dos principais responsáveis pelo surgimento desse problema é hereditário ou fator genético, que pode provocar uma diminuição da resistência das paredes das veias. Outra causa é são os hormônios. “Na mulher, por exemplo, o quadro de varizes pode estar associado a alteração de hormônios como o estrogênio. Quem toma anticoncepcional tem o estrogênio alterado, por isso, o medicamento não deixa de ser um fator agravante para as varizes”, ressalta o cirurgião.

As pílulas anticoncepcionais são compostas de dois hormônios: etinilestradinol (estrógeno) e progestágenos (progesterona). “Hoje, as pílulas anticoncepcionais apresentam menos efeito colateral na mulher comparando com as pílulas antigas”, comenta Bacalhau.

“A progesterona pode gerar a vasodilatação, o que contribui para as varizes. No entanto, as varizes só causam problemas em mulheres que consomem a pílula e que já possuem predisposição genética”, esclarece o especialista.

Como combater?

Para evitar que as varizes se agravem, o Dr. Fernando Bacalheu lista algumas dicas que podem ser úteis no controle do problema. Confira:

– Evite o excesso de peso e faça uma alimentação balanceada;

– O salto alto pode atrapalhar a circulação do sangue, por isso, opte pelos saltos médios;

– Antes de começar um tratamento com pílula anticoncepcional, consulte um médico e peça maiores explicações;

– Não permaneça o dia inteiro na mesma posição. Se for inevitável, caminhe um pouco, isso irá ajudar a liberar e estimular a circulação sanguínea;

–  Use meias elásticas;

– Evite o cigarro;

– Jamais trate as varizes sem o acompanhamento de um cirurgião vascular.

Anúncios

Sobre Guilherme Derrico

Jornalista, músico e viciado em esportes. Sejam todos bem-vindos ao mundo de Derrico. Um abraço!
Esse post foi publicado em Saúde e marcado , , , . Guardar link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s