Mais de 471 toneladas de entulho e lixo são retirados das ruas de Guarulhos

jardim leda 3

No mês de maio, uma equipe do Departamento de Limpeza Urbana (Delurb) da Secretaria de Serviços Públicos realizou limpeza corretiva em diferentes regiões da cidade de Guarulhos e retirou das ruas cerca de 471.200 toneladas de entulho e lixo, além de 119 pneus. As intervenções aconteceram no Pimentas, Taboão, São João, Haroldo Veloso, Santos Dumont, Vila Rio e Presidente Dutra, entre outros bairros.

Durante o trabalho, a equipe separa os materiais: madeira, entulhos, pneus e rejeitos. As madeiras e os pneus são encaminhados para recicladoras particulares da região. O entulho, após limpo, vai para a Usina de Reciclagem da Proguaru, onde é transformado em agregado reciclável e utilizado em obras de pavimentação, edificação e na fabricação de elementos pré-moldados. O rejeito é destinado ao aterro sanitário.

Só nos primeiros quatro meses deste ano foram cerca de 1.293 m³ de entulho, madeira e rejeitos, além de 30 pneus. O equivalente a mais de 15 mil carrinhos de mão, ou seja, aproximadamente 25.860 sacos de 50 litros.

O descarte irregular traz transtornos para a comunidade e para a cidade. Entulho, móveis velhos e lixo jogados nas ruas, praças, terrenos e rios causam enchentes e colaboram para a proliferação de doenças. Para minimizar o problema, Guarulhos precisa da colaboração da população, que pode ajudar não jogando lixo nas vias e respeitando os dias e horários das coletas domiciliares.

A Secretaria de Serviços Públicos tem buscado desenvolver um trabalho de mobilização e conscientização ambiental nas comunidades. Num primeiro momento, esse trabalho tem sido realizado no entorno dos 17 Pontos de Entrega Voluntária (Pevs) existentes na cidade e por meio de divulgação nos caminhões coletores de lixo domiciliar.

Para saber o endereço do PEV mais próximo basta acessar www.guarulhos.sp.gov.br, e clicar em serviços rápidos.

Anúncios

Sobre Guilherme Derrico

Jornalista, músico e viciado em esportes. Sejam todos bem-vindos ao mundo de Derrico. Um abraço!
Esse post foi publicado em Reportagens e marcado , , , , . Guardar link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s