Imitar corredores profissionais pode causar lesões

120836482.UrcbUuYU.t_20091231_SS2009_0186

A prática esportiva está em alta e muitas pessoas se especializam em determinadas modalidades. Enquanto alguns preferem os exercícios aquáticos como natação, nado sincronizado, canoagem e polo aquático, outros optam pelas atividades terrestres como a corrida de rua.

Contudo, toda atividade física que é realizada sem o devido acompanhamento de um instrutor ou preparador físico pode causar lesões, especialmente se o corredor de rua tenta se espelhar em alguém ou já possuir algum problema existente.

“Hábitos posturais errados no momento de correr podem causar dores intensas nas costas e ainda, em médio ou longo prazo, provocar desvios posturais, lombalgias e cervicalgias”, afirma o fisioterapeuta Dr. Helder Montenegro.

Muitos corredores de rua tentam imitar atletas profissionais, pois desejam correr com maior velocidade e obter melhor desempenho. Porém, reproduzir treinamentos que são exibidos em vídeos da internet pode trazer sérios danos à saúde da coluna. “Essa prática pode ter efeito contrário. Ou seja, ao invés de o atleta melhorar o desempenho, ele acaba diminuindo o seu rendimento por causa da prática de movimentos errados que podem acarretar em uma lesão”, informa o especialista.

Segundo Helder, as lesões ocorrem porque, geralmente, os corredores de rua não estão habituados com o tipo de movimentação do corpo do atleta profissional. “Fique atento à postura para evitar danos à coluna e, claro, para melhorar o desempenho na atividade. A posição indicada para corredor é manter os braços juntos ao corpo, ombros relaxados, contrair o abdômen e deixar a coluna ereta. Já a cabeça deve estar inclinada, com o olhar para o horizonte. É importante que as passadas não sejam muito impactantes para não causar dores nas costas e, em longo prazo, ocasionar problemas como hérnia de disco”, sugere Helder.

Anúncios

Sobre Guilherme Derrico

Jornalista, músico e viciado em esportes. Sejam todos bem-vindos ao mundo de Derrico. Um abraço!
Esse post foi publicado em Corrida e marcado , , , , , . Guardar link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s