Doenças no inverno: saiba como evitar problemas circulatórios na estação mais fria do ano

sao-joaquim

Com as temperaturas abaixo de 15 graus e com a sensação térmica chegando a 10 graus, as pessoas ficam mais suscetíveis a desenvolver alguma doença causada pela má circulação. Os problemas circulatórios correspondem a 22% das mortes no Brasil, segundo dados divulgados pela Organização Mundial da Saúde. Esse número vem se tornando uma preocupação, principalmente com a chegada do inverno.

“Durante esse período pode ocorrer a contração das artérias periféricas, principalmente quando há gordura nas artérias, atrapalhando ainda mais que o sangue chegue até alguns tecidos”, afirma o cirurgião vascular Dr. Fernando Bacalhau (CRM-SP: 116.809).

A má circulação é causada pelo acúmulo de gordura nas paredes das artérias, quando isso acontece elas ficam endurecidas e estreitas, tornando a circulação do sangue mais lenta. Esse tipo de problema atinge mais as mulheres, principalmente aquelas que estão acima do peso ou fazem uso de anticoncepcionais.

“O corpo emite sinais de que está com problemas na circulação. A pessoa pode sentir dormência ou inchaço nos membros, formigamento nas mãos e nos pés. No caso de câimbras, paralisia ou fadiga muscular, pode ser um indício de arteriosclerose”, explica o médico.

O problema na circulação pode estar associado à genética, obesidade, alimentação desequilibrada e até mesmo ao sedentarismo. “No caso das pessoas que já tem uma artéria do coração comprometida, não haverá irrigação do músculo cardíaco e, consequentemente, um infarto, que é uma das causas de morte. Se a artéria que faz a irrigação cerebral também estiver obstruída, ela pode gerar um acidente vascular cerebral. Por isso, os cuidados no inverno não podem ser ignorados”, alerta Bacalhau.

Vida longa

O tratamento para as doenças circulatórias pode ser feito por meio de medicamentos ou cirurgia se for necessário, mas a melhor forma ainda é a prevenção, especialmente se o paciente já tem alguma doença que contribui para a obstrução das artérias. “Se você é diabético ou hipertenso, é importante aprender a controlar essas doenças, parar de fumar, praticar exercícios físicos regularmente e manter uma alimentação balanceada. É uma maneira de prevenir as doenças de circulação”, esclarece o cirurgião vascular.

Confira algumas recomendações feitas pelo Dr. Fernando para melhorar a má circulação:

– Vista roupas confortáveis e evite as peças mais justas, pois elas podem comprimir os músculos das pernas e cintura;

– Consuma alimentos ricos em fibras, eles ajudam na boa digestão;

– Se possível durma com os pés sobre uma almofada alta para melhorar o retorno venoso;

– Faça exercícios físicos;

– Opte por alimentos com gorduras poli-insaturadas;

– Beba muita água, entre dois e três litros por dia;

– Use meias elásticas, pois melhora a circulação sanguínea.

Anúncios

Sobre Guilherme Derrico

Jornalista, músico e viciado em esportes. Sejam todos bem-vindos ao mundo de Derrico. Um abraço!
Esse post foi publicado em Saúde e marcado , , , , . Guardar link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s