Musculação feita de mau jeito pode provocar dor na coluna

shutterstock_65908873

Seja para emagrecer ou para definir a musculatura, muitos recorrem às academias para praticar musculação. De fato, realizando os exercícios de peso com regularidade é possível adquirir um corpo invejável por homens e mulheres. Mas, você sabia que quando os treinamentos são praticados em posição inadequada pode causar dores nas costas?

O médico neurocirurgião Paulo Porto de Melo (CRM 94.048) explica que qualquer deslize nos exercícios de força pode agravar no acometimento de lesões nas costas. “Essas lesões podem evoluir para os denominados abaulamentos discais, que é uma consequência da degeneração dos discos intervertebrais da coluna”, diz Melo.

Efeitos na coluna

A princípio, o praticante pode sentir leves dores na região lombar, que podem se irradiar para outras partes do corpo como braços e pernas. “Nos programas de treinos é comum que os alunos realizem movimentos repetitivos com excesso de peso. Contudo, se a atividade for exercida erroneamente, pode causar um desgaste das cartilagens da coluna vertebral, levando a problemas como hérnias de disco e modificações nas curvaturas normais das costas”, descreve o especialista.

Outro problema é que a prática incorreta dos movimentos de flexão e de torção da coluna podem evoluir para espondilolisteses, que é quando acontece um deslizamento de determinada vértebra sobre outra. “Todos os exercícios devem ser realizados com a coluna vertebral em alinhamento para evitar as lesões. É importante que o treino seja acompanhado por um professor ou preparador físico para que ele indique a melhor forma de praticá-lo”, sugere o neurocirurgião.

Não ignore a dor

É importante ressaltar que o aparecimento de dores na região lombar após a realização de atividades físicas não deve ser ignorado, pois é um sinal de que algo não vai bem na coluna. “Muitas vezes, as lesões se agravam pela falta de diagnóstico precoce e devido tratamento. Se a dor permanecer por mais de três meses, o ideal é buscar um especialista e evitar a automedicação, pois elas atuam apenas diminuindo a intensidade das dores e não trata o problema devidamente”, alerta o médico.

Existem diversas técnicas minimamente invasivas para o tratamento das dores nas costas. Contudo, o procedimento será recomendado de acordo com o grau da lesão. “O tratamento deve iniciar o quanto antes para evitar danos maiores na coluna vertebral”, finaliza Melo.

Anúncios

Sobre Guilherme Derrico

Jornalista, músico e viciado em esportes. Sejam todos bem-vindos ao mundo de Derrico. Um abraço!
Esse post foi publicado em Musculação e marcado , , , . Guardar link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s