Mitos e verdades sobre a água

ÁGUA-DA-VIDA

Quem não resiste a um copo de água após horas fazendo exercício físico ou depois de comer um doce? A água é fundamental para garantir a nossa saúde e principalmente o bem-estar. Ela é tão importante ao organismo que os médicos recomendam o consumo diário de dois litros por dia, porém, muitas vezes, a correria do dia a dia impede a maioria das pessoas de tomá-la, pois estão muito ocupadas, não sobrando tempo nem para fazer uma pausa e beber um copo sequer.

Segundo o nutrólogo André Veinert, a água é indispensável na vida do ser humano. “Aproximadamente 70% do corpo humano é composto por água, entretanto, uma boa parte desse líquido é eliminado naturalmente por meio da respiração, suor e urina. Por isso, é importante repor esse líquido que foi perdido para manter o corpo hidratado”, afirma Veinert.

A falta de água no organismo pode desencadear sintomas graves, como fraqueza, dor de cabeça, tontura, que são sinais clássicos de desidratação. “Para evitar esses sintomas e manter o corpo hidratado é recomendado o indivíduo consumir no mínimo dois litros de água por dia”, aconselha o especialista.

Para desvendar os mitos e verdades que rodeiam a água, André listou as dúvidas sobre o seu consumo.

1 – Tomar água gelada ajuda na queima de calorias.

Verdade. O que ocorre é um processo chamado termogênese, que gera o aumento do consumo da energia e consequentemente proporciona uma queima calórica.

2 – Beber água em jejum emagrece.

Mito. Apenas a ingestão de água não elimina massa, muito menos se for tomada em dieta. Para que haja o emagrecimento real é fundamental ter o balanço energético negativo (comer menos e gastar mais calorias) e eliminar os maus hábitos na alimentação.

3 – Água com gás pode engordar igual ao refrigerante.

Mito. O que interfere no peso não é o gás e sim as calorias do açúcar da bebida, que é o caso do refrigerante. Além disso, essa bebida gasificada contém sal, o que pode prejudicar a saúde.

4 – Beber água faz bem para a pele.

Verdade. A ingestão de água ajuda na eliminação das toxinas produzidas pelo organismo. E quando o corpo está bem hidratado, consequentemente, a pele irá se apresentar mais saudável.

5 – É recomendado beber em média 2 litros de água por dia.

Verdade. A recomendação pode variar entre os indivíduos. A média diária está em torno de 1,5 a 3 litros.  Além de ingerir água, é importante consumir frutas, verduras e legumes, ambos contém uma água natural que é indispensável para a saúde.

6 – Se eu não tiver sede devo beber água.

Verdade. No inverno a sede tende diminuir, porém, é importante adquirir o hábito de beber água ao longo do dia para que não ocorra uma desidratação.

Anúncios

Sobre Guilherme Derrico

Jornalista, músico e viciado em esportes. Sejam todos bem-vindos ao mundo de Derrico. Um abraço!
Esse post foi publicado em Reportagens e marcado , , . Guardar link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s