Prefeitura ganha viaturas para programa ‘Crack, é possível vencer’

entrega viaturas gcm00 - fabio nunes

Guarulhos ganhou um reforço extra para combater a violência causada pelas drogas: seis novas viaturas Voyage modelo Sedan. A doação –  que faz parte do programa federal ‘Crack, é possível vencer’, aderido pela cidade em julho de 2013 – foi feita pelo Governo Federal e o prefeito Sebastião Almeida a repassou à Guarda Civil Municipal durante a abertura da 7ª Semana Municipal sobre Drogas 2014.

De acordo com o prefeito, a problemática das drogas é de toda sociedade. “O combate às drogas deve envolver todos os setores. As várias áreas da Prefeitura, como a Saúde, Educação, Assuntos para Segurança Pública e a Assistência Social, têm feito muita coisa e o desafio só poderá ser vencido se dermos as mãos e todos entenderem que têm responsabilidade.  Hoje, colhemos frutos pela cidade ter se credenciado no programa e com isso vamos ganhar mais eficiência para enfrentar esse problema”, afirma Almeida.

“Queremos um Conselho Municipal de Políticas sobre Drogas (Comad) participativo, unido e atuante, trabalhando junto com a sociedade civil e com a Prefeitura”, destaca o presidente do Comad, Sérgio Valeriano Cruz.

A união faz a força

entrega viaturas gcm01 - fabio nunes

O secretário de Segurança Pública, João Dárcio, contou que o município já recebeu seis motos e 150 guardas municipais estão sendo capacitados para o policiamento comunitário e atendimento especializado ao dependente químico. “Pelo programa, deveremos implantar ainda três bases móveis instaladas em micro-ônibus adaptados com câmeras de videomonitoramento nas regiões de Vila Galvão, Pimentas e Centro, em três meses” explica Dárcio.

O programa federal também doou ao município 450 espargidores de pimenta (spray pimenta), 150 Teaser (arma não letal que imobiliza) e 60 câmeras de videomonitoramento (20 para cada região).

Já o secretário de Saúde, Carlos Derman, enfatizou que o combate às drogas exige união de esforços e trabalho conjunto não só das diversas secretarias, mas das polícias em todos nos níveis e do Poder Judiciário. Esse combate, segundo Derman, envolve a educação em saúde, o cuidado e a prevenção, sendo este o aspecto mais importante, pois evita que mais pessoas se tornem dependentes químicos.

O evento contou com a participação da banda da Guarda Civil Municipal, alunos da escola municipal Felício Marcondes, crianças da Pastoral da Sobriedade da Comunidade Santo Afonso (Pimentas) e apresentação do Coral Cristolândia, além da presença de representantes das Polícias Militar, Civil e Rodoviária Federal, entre outras autoridades.

A Semana Municipal sobre Drogas

semana drogas07 - jair malavazi

Com o tema ‘Da Coerção à coesão – Conscientizando, Acolhendo e Prevenindo’, a 7ª Semana Municipal sobre Drogas 2014 prosseguiu com Caminhada pela Vida Saudável, da Rua Capitão Gabriel até o calçadão da Rua Dom Pedro II, com concentração na Praça Getúlio Vargas, e mobilização e conscientização sobre o perigo do uso abusivo de drogas com entrega de material informativo no calçadão.

A 7ª Semana visa a conscientizar e mobilizar a sociedade sobre os males que acometem os usuários que fazem uso abusivo de drogas lícitas ou ilícitas, além de promover discussões, atividades e ações preventivas e o atendimento ao usuário e a sua família para a redução da oferta de substâncias psicoativas no município.

Anúncios

Sobre Guilherme Derrico

Jornalista, músico e viciado em esportes. Sejam todos bem-vindos ao mundo de Derrico. Um abraço!
Esse post foi publicado em Reportagens e marcado , , , , , , , , , , . Guardar link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s