Vício em álcool: saiba como minimizar os danos psicológicos em parentes que sofrem com o problema

Bebidas Alcoólicas

Lidar com um familiar alcoólatra é uma barra difícil de se enfrentar. Afinal, é complicado convencer uma pessoa de que ela é dependente do álcool e de que precisa de tratamento. Mas, mesmo com a resistência do familiar em aceitar uma ajuda de um especialista, procure uma associação ou grupo de apoio aos alcoólatras para receber algumas orientações para lidar com a situação, que é considerada a ‘doença da negação’, já que a pessoa que é viciado nunca assume que, de fato, tem problemas com bebidas.

A terapeuta e coach Erica Aidar deu algumas dicas para você conseguir minimizar os danos psicológicos em parentes que sofrem com o vício:

1- Apoio familiar: Dar apoio ao familiar não significa que você está incentivando o álcool. É importante fazer com que a pessoa se sinta aconchegada e acolhida em casa, mas deixe claro que o vício não é bem-vindo.

2 – Incentive-o a buscar ajuda: O fato de seu familiar beber não significa que você é o culpado. Mostre para ele o quanto se importa e o quanto é importante para você e para ele a ajuda de um especialista.

3 – Não incite o vício: Evite criar situações que propiciem uma recaída para o alcoolismo. Evite ainda levar a pessoa em bares, comprar bebidas alcoólicas e oferecer bebidas em festas. Mantenha-o responsável por suas próprias ações.

4 – Incentive a busca por ajuda: Busque ajuda de um profissional e participe de reuniões de AA (Alcoólicos Anônimos), juntamente com o familiar para ajudá-lo a enfrentar o problema com o vício. Quanto mais próxima à família estiver, maiores são as chances de que o parente não desista do tratamento.

Anúncios

Sobre Guilherme Derrico

Jornalista, músico e viciado em esportes. Sejam todos bem-vindos ao mundo de Derrico. Um abraço!
Esse post foi publicado em Reportagens e marcado , , . Guardar link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s