Bolsa feminina pode provocar assimetria na coluna

mulher-bolsa

Quem nunca ouviu falar que uma mulher prevenida vale por duas? Muita gente segue à risca esse ditado popular e carrega de tudo na bolsa no dia a dia. O que inclui guarda-chuva, blusa de frio, lanchinhos para comer no trabalho, estojo de maquiagem, itens de higiene pessoal, carteira, chaves e tantos outros pertences que são considerados indispensáveis em um momento de emergência ou, simplesmente, para manter a vaidade.

Mas, você sabia que o excesso de precaução diariamente, pode trazer resultados desagradáveis para a coluna? A bolsa com um peso muito elevado pode machucar o ombro, a coluna cervical, torácica e até lombar. Como elas são carregadas em apenas um lado do corpo, podem provocar assimetrias na coluna, no ombro e no quadril.

“As assimetrias são compensações para equilibrar os dois lados do corpo, causando lesões musculares e articulares. Diante disso, pode trazer danos aos pés, joelhos, quadris, ombros e até mesmo ao pescoço”, descreve o fisioterapeuta Dr. Helder Montenegro.

De acordo com o especialista, essa compensação interna da coluna é capaz de originar não apenas dores, mas também doenças. “Entre os problemas mais frequentes estão a lombalgia e a cervicalgia, sendo que ambos podem evoluir para danos ainda maiores e resultar em desgaste dos discos intervertebrados. Esse processo é denominado de discopatia degenerativa”, informa o médico.

Como evitar os danos maiores?

Para evitar o desgaste da coluna o mais importante é diminuir a quantidade de itens que carrega na bolsa. “O fato de a bolsa ser grande não significa que é necessário carregar de tudo dentro. Deixe alguns objetos que costuma utilizar diariamente em um armário no trabalho ou em uma gaveta. Outra recomendação é revezar o uso da bolsa entre os ombros”, sugere Montenegro.

Veja outras dicas do fisioterapeuta:

– Fique atenta à escolha da bolsa na hora da compra. Evite comprar aquelas que já possuem um material muito pesado;

– Alterne o peso da bolsa entre os ombros para melhorar o equilíbrio e a sustentação;

– Dê preferência ao uso de cosméticos de tamanhos menores, pois pesam menos e ainda economizam espaço na bolsa;

– Se for necessário carregar agendas e outros papéis, conte com o auxílio de uma pastinha;

– Se for mochila, adicione os objetos mais pesados no bolso principal os pequenos nos bolsos externos para equilibrar o peso;

–  Dê preferência às bolsas com alças transversais, pois ajudam a distribuir melhor o peso;

– E lembre-se: se você já sente dores no ombro e nas costas, busque ajuda de um especialista para que ele avalie a causa do problema e indique o tratamento mais adequado.

Anúncios

Sobre Guilherme Derrico

Jornalista, músico e viciado em esportes. Sejam todos bem-vindos ao mundo de Derrico. Um abraço!
Esse post foi publicado em Saúde e marcado , , , . Guardar link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s