Dicas para transformar o fracasso em aprendizado e superar os obstáculos

RTEmagicC_Fracasso.png

Adversidades fazem parte da vida e podem atingir qualquer pessoa. Mas, nem todos conseguem superar os problemas que enfrentam, sejam eles pequenas eventualidades ou grandes. Porém, será que existe algum segredo para superar os obstáculos que enfrentamos na vida? De acordo com a terapeuta e coach Erica Aidar, é possível transformar um fracasso em aprendizado e reestruturar a vida. Quer saber como?

Veja algumas dicas da especialista:

Um dia você pode falhar: Compreender que os seres humanos cometem erros e falhas ajudam a aprender que após uma queda é possível levantar e dar a volta por cima. Independentemente da quantidade de vezes que cair, você sempre é capaz de erguer-se e andar.

Não personalize sempre o fracasso: Quando fracassar por causa de características suas, não desista. Trabalhe em cima desse comportamento que resultou na derrota e tente se adaptar às melhores circunstâncias, evitando a autocrítica destrutiva, pois isso impedirá que você alcance o sucesso.

O sucesso não vem o tempo todo: Assim como no esporte, nem sempre é possível ganhar todas as partidas. Contudo, mesmo que você perca jogos repetidas vezes, o importante é trabalhar as falhas que contribuíram para a derrota e aperfeiçoá-las. Busque ajuda de alguém mais experiente, faça perguntas, queira aprender com erro.

O fracasso já produziu sucessos: Não desista de algo porque uma pessoa disse que você não é capaz. Veja exemplos de grandes nomes da história que não desistiram dos seus sonhos e inspire-se. É o caso do professor de música de Ludwig Von Beethoven, que lhe disse: “É impossível você vir a ser compositor”.

Aprenda com o fracasso: Quando algo não dá certo serve como experiência e aprendizado de que são necessárias mudanças para chegar ao local que se pretende.

Acredite no seu potencial: Se as situações não estão dando certo, tenha perseverança, determinação, e acredite que com novas tentativas você conseguirá o que quer desde que esteja mais bem preparado e mais consciente das ferramentas necessárias para alcançar o seu objetivo.

Seja positivo: Coloque em mente que as falhas ajudaram a prevenir erros semelhantes no futuro e, dessa forma, abrirá novas chances e oportunidades que antes você não conseguia identificar.

Vá com calma: Ao enfrentar obstáculos é normal se sentir sobrecarregado e, com isso, tentar pular etapas para solucionar o problema. Entretanto, é importante dar um passo de cada vez para diminuir medos e ansiedades.

Anúncios

Sobre Guilherme Derrico

Jornalista, músico e viciado em esportes. Sejam todos bem-vindos ao mundo de Derrico. Um abraço!
Esse post foi publicado em Reportagens e marcado , , . Guardar link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s