Alimentos ricos em fibras reduzem o desejo de comer demasiadamente

timthumb-540x250

Sabe aquela vontade de comer uma sobremesa de chocolate depois daquela pizza ou hambúrguer? Consumir alimentos gordurosos, salgadinhos ou biscoitos para satisfazer esse desejo incontrolável de comer algo pode prejudicar a sua dieta. Além disso, esses alimentos não ajudam manter a saciedade.

Segundo o Dr. Fernando Bacalhau, médico nutrólogo, é possível contar com o auxílio de uma alimentação balanceada e alguns alimentos para controlar essa vontade de comer o tempo todo. “É comum quando não consumimos os alimentos corretos ou pulamos refeições, o cérebro entende que o organismo não está se alimentando, provocando uma compulsão por comida à tarde ou à noite”, explica.

Existem outros gatilhos como estresse, ansiedade, alterações no humor e a rotina agitada, fatos que podem influenciar na vontade de comer compulsivamente. É possível controlar todas essas alterações consumindo alguns alimentos. Sementes, castanhas, ovos e laticínios não podem ficar de fora do cardápio. “Eles contém triptofano, que é utilizado na síntese do neurotransmissor, a serotonina, que é caracterizada como um regulador de humor e apetite e também ajuda a produzir saciedade alimentar”, afirma o nutrólogo.

Outro alimento que é rico em triptofano e pode ser consumido com o intuito de proporcionar saciedade é o chocolate amargo com 70% de cacau.

Inclua fibras na alimentação

De acordo com o Ministério da Saúde, a recomendação diária de fibras é de 25 g. Entretanto, são poucas as pessoas que conseguem consumir a quantidade ideal no dia a dia. Dados do IBGE( Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) mostram que 68% da população consome fibras abaixo desse valor. “As fibras devem estar presentes na primeira refeição do dia, que é o café da manhã. Não deixe de consumir frutas, pão integral e granola”, ressalta Bacalhau.

Os alimentos ricos em fibras possuem outros benefícios além de garantir a saciedade. Eles colaboram para o bom funcionamento do intestino, protegendo-o contra a constipação. Também ajudam o indivíduo a manter o peso. “Quando o sujeito mantém uma alimentação a base de carboidratos simples, como mel, pães, massas, grãos refinados, esses alimentos aumentam o nível de glicose no sangue ocasionando alterações hormonais que favorecem o acúmulo de peso e consequentemente aumentam a fome”, esclarece o médico.

Existem dois tipos de fibras: as solúveis e as insolúveis. “Cada uma possui uma característica diferente. As solúveis são responsáveis pelo aumento da saciedade e ajudam no controle do colesterol e diabetes, e as insolúveis aumentam o peso e aceleram o trânsito intestinal”.

Quem deseja controlar a saciedade deve manter uma alimentação balanceada com fibras solúveis. Confira a lista e saiba quais são esses alimentos:

-Caqui chocolate: cada unidade fornece 7,3 g de fibras solúveis;

– Feijão carioca: 1 concha tem o mesmo que 1 caqui chocolate: 7,3 g de fibras solúveis;

– Goiaba branca: 1 unidade e meia, com casca, apresenta 6 g de fibras solúveis;

– Arroz integral cozido: 4 colheres (sopa) possuem 3,8 g de fibras insolúveis;

– Pão de forma de trigo integral: 2 fatias apresentam 3,5 g de fibras insolúveis;

– Ameixa crua: 4 unidades da fruta fornecem 3,4 g de fibras solúveis;

– Pipoca: 2 xícaras e meia (chá) proporcionam 3,2 g de fibras solúveis;

– Aveia: 4 colheres (sopa) contêm 3,3 g de fibras solúveis;

– Alface: 15 folhas apresentam 2,8 g de fibras insolúveis;

– Beterraba: fornece 1,4 g de fibras insolúveis a cada 2 colheres (sopa).

Anúncios

Sobre Guilherme Derrico

Jornalista, músico e viciado em esportes. Sejam todos bem-vindos ao mundo de Derrico. Um abraço!
Esse post foi publicado em Saúde. Bookmark o link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s