Bebidas alcoólicas emagrecem?

diageo

Há quem acredite que uma taça de vinho, licor, whisky, vodka não são calóricos e muito menos chegam a prejudicar uma dieta. Entretanto, se você exagerar na dose, as bebidas alcoólicas podem fazer com que ganhe uns quilinhos extras. Além disso, o seu consumo prejudica o funcionamento do organismo, permitindo com que o mesmo não consiga absorver vitaminas e minerais obtidos através da alimentação saudável.

O álcool interfere no metabolismo, pois o deixa mais lento. “Se você costuma consumir bebidas alcoólicas antes do jantar, por exemplo, o corpo vai trabalhar para queimar primeiro o álcool. Diante disso, os alimentos que foram ingeridos serão transformados em gordura e serão armazenadas”, descreve o médico nutrólogo Fernando Bacalhau.

O etanol, presente nas bebidas alcoólicas, causa uma inibição do hormônio antidiurético, o que gera um aumento do desejo de urinar. Essa ação, no entanto, pode causar desidratação. “A água é fundamental para o funcionamento do metabolismo. Ela é responsável pelo transporte de vitaminas, minerais e hormônios, atua eliminando toxinas e ainda melhora o funcionamento do intestino. Portanto, se o organismo não recebe os nutrientes necessários, acaba contribuindo para o aumento do peso”, explica o especialista.

Álcool é mais prejudicial para as mulheres

De acordo com Bacalhau, o álcool é mais prejudicial para o publico feminino. O motivo é que as mulheres têm uma menor quantidade de enzimas, sendo que estas são necessárias para a degradação do etanol. “Esse fator contribui para o aumento de calorias vazias, como o etanol, no organismo. Em contrapartida, deixa o metabolismo menos acelerado e faz com que ocorra um aumento de massa muscular, além de causar desidratação no organismo”, avalia.

Sendo assim, tais fatores aliados à erros cometidos no cotidiano com a dieta, causa uma maior dificuldade para a eliminação dos quilinhos corporais. “Como as bebidas alcoólicas são calóricas, muitos acabam pulando refeições para compensar a grande ingestão da mesma. Porém, isso é um erro, pois faz com que o corpo acumule gordura para ter energia para outros períodos sem alimentação. O ideal é fracionar as refeições em intervalos de três horas. E, claro, se for beber algo, faça em pequena quantidade e lembre-se de se hidratar antes, durante e depois do consumo”, finaliza Fernando.

Anúncios

Sobre Guilherme Derrico

Jornalista, músico e viciado em esportes. Sejam todos bem-vindos ao mundo de Derrico. Um abraço!
Esse post foi publicado em Saúde e marcado , , , . Guardar link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s