Cautela no verão: Saiba a importância de manter o corpo hidratado

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Com as altas temperaturas chegando até 40°C e com sensação térmica de 50°C, não há quem resista a tanto calor. Para sobreviver nos dias intensos, a única solução é se hidratar. O corpo tende a transpirar para equilibrar a sua temperatura, dessa forma, acaba perdendo muita água e sais minerais. Se a reposição não for feita, o seu organismo passa apresentar sinais de desidratação como dor de cabeça, tontura, boca seca, náuseas, queda de pressão, cansaço e até câimbras.

Segundo o nutrólogo André Veinert, a água ajuda na eliminação das toxinas da alimentação, além de hidratar pele, cabelo e intestino, melhorando seu funcionamento. “Quem consome muitas verduras e frutas pode ingerir menos água, mas já aqueles que ingerem muito sal, sentem necessidade de ingerir mais líquido”, afirma.

Para não exagerar na quantidade de água, o nutrólogo recomenda fazer uma conta. “Por exemplo, um adulto saudável pode tomar cerca de 30 a 35 ml de água por quilo de peso. Um indivíduo de 70 kg deveria ingerir entre 2.100 e 2.450 ml de água por dia”, ensina o especialista.

Além da água, sucos de vitaminas também ajudam repor a quantidade de líquido perdido pelo organismo. “O excesso de suco de frutas pode levar ao aumento do peso devido ao açúcar, porém, se for consumido moderadamente, não tem problema. Os chás também são aliados da hidratação e não tem calorias”, ressalta o Dr. Veinert.

Quando e como se hidratar?

Durante a atividade física é importante ficar de olho na hidratação. A pessoa tende a perder sódio e potássio mais rápido, e por isso é necessário ingerir líquidos. “A água não fornece os mesmos nutrientes de um isotônico, porém, já é suficiente para controlar a temperatura corporal durante os exercícios”, diz o nutrólogo.

Por outro lado, o isotônico contém carboidratos que ajudam a melhorar o desempenho nas atividades. “O isotônico é uma bebida esportiva indicada após os treinos para repor rapidamente os eletrólitos, como sódio e potássio”, esclarece.

E pra quem vai aproveitar a praia no verão não se esqueça do isotônico natural: a água de coco. “A água de coco também é indicada para repor os sais minerais, entretanto, quem tem hipertensão deve ter mais cuidado ao ingerir a bebida, pois ela é rica em sais”, finaliza.

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Sobre Guilherme Derrico

Jornalista, músico e viciado em esportes. Sejam todos bem-vindos ao mundo de Derrico. Um abraço!
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