Bruxismo pode causar zumbido nos ouvidos

esps-bruxismo

Você sente dores de cabeça ao acordar? Fica com os músculos da mandíbula doloridos? Esses sintomas são peculiares do bruxismo, uma desordem funcional que é caracterizada pelo ato de ranger os dentes durante o sono.

O problema é que além de provocar o desgaste dentário, na gengiva e na articulação da mandíbula (ATM), o esforço de friccionar os dentes pode originar incômodos zumbidos no ouvido no decorrer do dia. “A dor têmporomandibular pode limitar o indivíduo durante a realização de pequenas tarefas no dia a dia em decorrência dos incômodos que repercutem por toda a cabeça, podendo afetar até mesmo nas costas”, descreva a fonoaudióloga e coach, Patricia Antoniazi.

Segundo a especialista, as causas são multifatoriais para o acometimento do bruxismo. Porém, alguns fatores podem estar relacionados com o aparecimento desse distúrbio. “Fatores genéticos, estresse, tensão, alterações de mordida, problemas dentários, alterações musculares de fechamento inadequado da boca são alguns dos problemas que podem estar ligados com o acometimento de bruxismo tanto em homens como mulheres”, explica.

Reações provocadas pelo bruxismo

– Dificuldades no sono;

– Dificuldade para conseguir manter a concentração nos estudos, trabalho ou demais atividades diárias;

– Desgaste dos dentes

– Dores de cabeça, no pescoço, no ouvido e nas costas;

– Desequilíbrio da musculatura mastigatória;

– Alterações de fala e voz.

Diagnóstico e Tratamento

Em muitos casos, o sujeito só descobre que tem o bruxismo porque outra pessoa o observou dormindo e percebeu o ranger dos dentes. Nestes casos, o mais recomendado é buscar avaliação clínica e realizar um exame denominado polissonografia que ajuda a identificar o grau do distúrbio e determinar o tratamento adequado. “O tratamento pode precisar de placas de silicone ou acrílico, que ajuda a proteger os dentes. Já no caso do zumbido, além da mudança de hábitos, o especialista pode recomendar o uso de medicamentos bem como o da fonoaudiologia para melhorar a audição”, conclui Antoniazi.

Anúncios

Sobre Guilherme Derrico

Jornalista, músico e viciado em esportes. Sejam todos bem-vindos ao mundo de Derrico. Um abraço!
Esse post foi publicado em Saúde e marcado , , . Guardar link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s