Você sabe quantos quilos é saudável emagrecer por mês?

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Quando o assunto é perder peso muitas pessoas acabam fazendo dietas restritas que ao invés de emagrecer pode comprometer a sua saúde. Essas dietas até emagrecem em curto prazo, porém, o sujeito não consegue manter o seu peso, além disso, elas não possuem a quantidade recomendada de nutrientes que o corpo necessita para funcionar e, por isso, faz mal à saúde.

Para emagrecer de forma saudável, o Ministério da Saúde recomenda que sejam consumidas diariamente seis porções de cereais, raízes, batata e massas, três de frutas e sucos, três de leites e derivados, três de legumes e verduras, uma de feijão e sementes, uma de açúcar e doces, uma de carne e ovos e uma de óleo e gordura.

Segundo o nutrólogo André Veinert, o ideal não é aderir a dietas restritas e sim procurar um especialista para orientar a perder peso de forma saudável. “Seguindo uma dieta com orientação é possível perder até 2 kg por mês de forma saudável, sendo possível manter o peso”, afirma.

O emagrecimento rápido provoca, além da perda de gordura, a perda de água e uma boa parte dos músculos, tendo como consequência a flacidez e diminuição posterior do metabolismo. “Se você consome menos de 500 calorias por dia até consegue perder alguns quilos em poucos dias, mas pode não ter energia para fazer as atividades rotineiras, o que compromete a sua saúde”, esclarece o especialista.

A boa notícia é que se você aliar uma alimentação saudável com exercícios físicos é possível notar os resultados em um mês. “Quando você segue uma dieta sem restrições nas primeiras semanas a perda de peso pode até ser maior porque o corpo ainda está se adaptando a essa nova alimentação”, ressalta o nutrólogo.

Drible o efeito sanfona

Para evitar a perda de peso rápido é importante manter uma alimentação saudável rica em carboidratos, proteínas e fibras. “O consumo de fibras nessa fase é fundamental, pois esses alimentos aumentam a sensação de saciedade”, diz Veinert.

Confira algumas dicas do doutor para você seguir uma alimentação saudável e garantir o seu peso:

– Controle a ansiedade, pois ela pode induzi-lo a comer mais;

– Faça exercícios físicos diariamente;

– Beba muita água, no mínimo 2 litros por dia. A água ajuda a hidratar o organismo e eliminar as toxinas;

– Consuma verduras e legumes diariamente;

– Evite frituras e gorduras. Tenha o hábito de comer grelhados;

– Troque o pão e as massas brancas por integrais;

– Alimente-se de três em três horas;

– Troque as sobremesas por frutas;

– Mantenha a sua autoestima.

O importante é a reeducação, não a restrição.

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Sobre Guilherme Derrico

Jornalista, músico e viciado em esportes. Sejam todos bem-vindos ao mundo de Derrico. Um abraço!
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