Trate lesões no joelho com o Pilates

figua-principal

A dor no joelho pode ser causada por desequilíbrios musculares, desvio postural, sobrepeso, artrite, tendinite, condromalácia, ou até mesmo lesões no menisco, tendões e ligamentos.

Em atletas, a dor nessa região também pode ser provocada por lesões e geralmente é consequência do uso excessivo do joelho, preparo físico ruim, ausência de aquecimento e de alongamento, recomendadas antes e depois de atividades físicas. Já em idosos, a causa pode ser artrite, artrite reumatológica, osteoartrite e gota, bursite, síndrome da faixa iliotibial, entre outras.

Como tratar?

Os exercícios do Pilates feito no equipamento é muito útil na reabilitação do joelho. Um dos grandes alicerces do método é o fortalecimento e estabilização dos músculos centrais do corpo aliada às técnicas que potencializam a respiração e seus benefícios, atingindo assim, o objetivo do aluno através do equilíbrio muscular.

“Na aula de pilates, eu avalio o nível de força e flexibilidade dos grupos musculares do aluno, para que se dê início à prescrição do programa de exercícios. Neste caso, são inclusos exercícios de potência, força, alongamento e mobilização do membro inferior, sempre com o cuidado de evitar sobrecarga na articulação em questão”, explica Barbara Farias, fisioterapeuta e instrutora de pilates.

Através da Análise Postural desse aluno, o instrutor observa os desvios posturais e desequilíbrios musculares (ele consegue identificar o que está alongado ou encurtado), então é possível programar a aula em relação ao que deverá ser estabilizado, mobilizado e possíveis modificações de acordo com as necessidades daquela postura.

O resultado do tratamento é satisfatório. Além do Pilates, é indicado para tratar a lesão no joelho: aplicar gelo, tomar algum tipo de analgésico para alivio da dor ou até mesmo cirurgia em casos irreversíveis.

Vale lembrar que o sedentarismo acelera o surgimento de problemas nos joelhos, por isso, o motivo da indicação da atividade física de baixo impacto para evitar problemas. Consulte um ortopedista para te indicar o melhor tratamento.

Anúncios

Sobre Guilherme Derrico

Jornalista, músico e viciado em esportes. Sejam todos bem-vindos ao mundo de Derrico. Um abraço!
Esse post foi publicado em Saúde e marcado , , , . Guardar link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s