Efeito sanfona: Como evitar esse problema?

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Para conseguir emagrecer muitas pessoas fecham a boca e seguem uma alimentação restrita para conquistar o peso ideal. Você pode até eliminar alguns quilinhos indesejáveis por algumas semanas, mas o problema é que essas dietas restritas são as responsáveis pelo famoso efeito sanfona. Cerca de 80% das pessoas que emagrecem recuperam o peso, segundo um estudo australiano publicado em 2011 pelo New England Journal of Medicine.

O efeito sanfona acontece em pessoas que se submetem a dietas sem a presença de nutrientes importantes para o organismo. “Apesar de essas dietas serem eficientes para o emagrecimento rápido, elas causam um novo ganho de peso, as células de gordura aumentam em volume e também em quantidade. Quando acontece o emagrecimento elas apenas desincham e não são eliminadas, aumentando as chances de a pessoa engordar novamente”, afirma o nutrólogo Dr. Fernando Bacalhau.

O problema não só interferem no peso, mas também na saúde. Pesquisas indicam que engordar e emagrecer com frequência aumenta a pressão arterial e as taxas de colesterol. “As mulheres, principalmente, podem ganhar mais camadas de gordura abdominal. Além disso, o cérebro entende que essa eliminação do peso prejudica o organismo e por causa disso ele queima menos caloria, deixando o metabolismo mais lento. Esse efeito provocado no corpo contribui para o surgimento do efeito sanfona”, diz o médico.

Drible essa causa

A melhor forma de driblar o efeito sanfona é seguir um plano alimentar feito por um nutricionista e fazer diariamente exercícios físicos.

Confira as dicas do nutrólogo Dr.Fernando:

Alimentação balanceada: Quem deseja emagrecer com a saúde não pode pular os intervalos entre as refeições. A dica é se alimentar de três em três horas para evitar comer em excesso nas outras refeições.

Dietas sem carboidratos: Cortar o carboidrato da dieta não é recomendado para um emagrecimento saudável. Se você deixar de comer o carboidrato o organismo passa gastar a energia reserva, fazendo com que a pessoa sinta-se cansada e sem disposição.

Hábitos saudáveis: Mastigue por mais tempo os alimentos para aumentar a sensação de saciedade e evite excesso.

Escolha os alimentos certos: Opte pelo consumo de pães integrais com baixo índice glicêmico, aposte em azeite extravirgem, óleo de macadâmia, carnes magras e peixes. Procure beber de seis a oito copos diários de água.

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Sobre Guilherme Derrico

Jornalista, músico e viciado em esportes. Sejam todos bem-vindos ao mundo de Derrico. Um abraço!
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