Curiosidades sobre o Pilates

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Motivos para você praticar o Pilates é o que não faltam. A técnica envolve o fortalecimento da musculatura do abdômen, trabalha a respiração, equilíbrio, flexibilidade e muito mais. A prática do método Pilates promove inúmeras melhorias não só para o corpo, mas também para a mente. “Seus exercícios feitos no solo ou em equipamentos são indispensáveis para quem deseja manter uma qualidade de vida”, afirma Gabrielle Barbosa de Souza, fisioterapeuta e instrutora de Pilates.

Apesar de todos os seus benefícios, será que o Pilates pode ser praticado todos os dias? A técnica cura a hérnia de disco? É a mesma coisa que musculação? Pilates emagrece? Se você ainda tem algumas dúvidas sobre está nova modalidade, confira 10 dúvidas respondidas pela especialista:

1) O Pilates é feito no solo ou em aparelhos? Os exercícios podem ser feitos no solo e em aparelhos. No solo, o treinamento exige um pouco mais de esforço se comparado com os aparelhos, que podem ser reformer, cadillac, chair e Ladder Barrel, entre outros acessórios, e cada um desses citados trabalha a reeducação postural, joelhos, faz alongamento, tonifica o abdômen, entre outros benefícios.

2) O Pilates promove os mesmos benefícios da musculação? Não. Os exercícios no Pilates têm como principal objetivo fortalecer os músculos e não fazer com que eles cresçam. Além disso, o Pilates promove atividades totalmente diferentes da musculação.

3) Quantas vezes é permitido fazer Pilates na semana? O ideal é fazer entre duas a três vezes por semana para que o aluno consiga melhorar o seu condicionamento.

4) Gestantes também podem fazer Pilates? Somente com a liberação do médico. O método ajuda a trabalhar os músculos do assoalho pélvico, abdominais e o diafragma. Ele auxilia no trabalho do parto, contribui para evitar dores nas costas e também estimula a circulação.

5) O Pilates melhora a coluna? Os exercícios alongam, ajudam a aumentar a flexibilidade e mantém a postura, prevenindo dores. Antes de começar as aulas, o instrutor deve fazer uma avaliação para identificar os problemas e limitações.

6) Existe diferença entre Pilates e Yoga? O Pilates foi criado para melhorar a postura, a respiração, a força e a flexibilidade. Trata-se de um exercício focado no físico, que exige disciplina e oferece benefícios a longo prazo. Já o Yoga tem cunho emocional e mental. Os movimentos, que também envolvem a meditação, servem, antes de tudo, para acalmar o sistema nervoso e aumentar a sensação de bem-estar. No aspecto físico, o Yoga trabalha a flexibilidade e o equilíbrio. Ele também dá uma turbinada nos músculos por que a maioria dos exercícios é feito em isometria.

7) O Pilates pode ser praticado por qualquer pessoa? O método pode ser praticado por qualquer pessoa em qualquer faixa etária, mas é fundamental uma avaliação física anterior à execução dos exercícios para identificar as necessidades de cada indivíduo e adequar o método às suas reais possibilidades. Em caso de pessoas com problemas na coluna ou nas articulações, algumas atividades deverão ser adaptadas por profissionais qualificados para restabelecer o equilíbrio e evitar lesões.

8) Quando consigo notar os resultados? É preciso avaliar o condicionamento e o programa de treinamento do aluno, pois cada um possui uma característica. Os resultados podem ser notados a partir da décima aula. O praticante irá perceber que está mais alongado, possui mais força e flexibilidade.

9) Pilates ajuda no emagrecimento? Não necessariamente. Alguns exercícios até pedem que o aluno faça um esforço físico, o que faz emagrecer, mas vale ressaltar que perder medidas não é o principal objetivo do Pilates.

10) Pilates cura a hérnia de disco? O Pilates reduz as dores e promove uma qualidade de vida ao paciente. Os exercícios fortalecem os músculos abdominais e corrigem vícios posturais.

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Sobre Guilherme Derrico

Jornalista, músico e viciado em esportes. Sejam todos bem-vindos ao mundo de Derrico. Um abraço!
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