Você sabia que o estresse pode favorecer o ganho de peso?

bergewicht

Já percebeu que quando você está estressado tem mais vontade de comer? O estresse causa alterações químicas dentro do organismo que podem colaborar para o aumento do peso corporal. Às vezes, a culpa nem sempre é daquele hambúrguer ou chocolate que você consumiu, mas sim dos dias tensos.

Segundo o nutrólogo André Veinert, o estresse pode auxiliar no aumento do peso corporal. “O estresse causa o aumento do hormônio grelina, que é responsável pelo apetite. Geralmente, as pessoas estressadas têm mais fome. O problema é que para satisfazer essa vontade de comer no momento de estresse elas acabam consumindo de forma exagerada alimentos ricos em gordura”, explica.

Sem contar o que o estresse aumenta também o cortisol, que pode acabar contribuindo para o surgimento de estoques de gordura na região abdominal.

Combate ao nervosismo

A boa notícia é que existem alguns alimentos que são aliados do peso saudável. Ao invés de atacar um chocolate quando estiver estressada, experimente comer uma fruta, por exemplo. Manter simples hábitos auxilia na perda do peso. “Alguns alimentos ricos em fibras aumentam a produção de serotonina – um neurotransmissor que está relacionado à sensação de bem-estar”, ressalta o especialista.

Confira a tabela dos alimentos anti-stress:

Alface: é rico em lactucina e lactupicrina, que são substâncias calmantes. Além de ser saudável, o alface acalma.

Brócolis: contém potássio e ácido fólico, que ajuda no bom funcionamento das células.

Frutos do mar e peixes: reduzem a ansiedade por conter zinco e selênio e também agem no cérebro.

Vitamina C: frutas ricas em vitamina C, como a laranja, evita a fadiga e combate o estresse. Além disso, elas inibem a liberação do cortisol.

Castanha-do-pará: alivia os sintomas da depressão e diminui o estresse. É rico em selênio e a unidade recomendada é de 350 mg.

Alimentos ricos em vitaminas do complexo B: opte por consumir nos dias tensos leite em pó, queijo minas, amêndoas e carne. Alimentos ricos em vitamina B12 como ovo, leite, banana, aveia e batata também podem ser consumidos.

Sobre Guilherme Derrico

Jornalista, músico e viciado em esportes. Sejam todos bem-vindos ao mundo de Derrico. Um abraço!
Esse post foi publicado em Saúde e marcado , , , , . Guardar link permanente.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s